Público Alvo: Empregados e contadores de cooperativas capixabas.
Coordenação: GEDEC
Total de Vagas: 40
Datas: 06, 07 e 08/12/2021 (3 dias)
Conteúdo Programático:
Conceitos e Princípios Gerais:
- Estrutura Conceitual Básica para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro;
- Usuários e suas necessidades de informação;
- Informação Contábil como Ferramenta de Controle e Gestão;
- Estrutura das Demonstrações Contábeis;
- Apresentação de Demonstrações Contábeis Individuais, Separadas e Consolidadas.
Escrituração Contábil Conforme ITG 2000 e CTG 2000:
- Conteúdo, Lançamento Contábil, Plano de Contas e Demonstrações Contábeis;
- Livros Contábeis;
- Atribuições e responsabilidades;
Balanço Patrimonial (BP):
- Ativo Circulante e Não Circulante;
- Passivo Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido
Demonstração do Resultado do Período:
- Critérios de apresentação da DRE e DRA;
- Apresentação da DRE por Natureza e por Função;
- Definição dos Resultados abrangentes do período.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL):
- Contas e forma de apresentação;
- Apresentação dos Lucros ou prejuízos acumulados.
Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC):
- Definição e formas de apresentação;
- Atividades Operacionais, de Investimento e Financiamento;
- Método direto x indireto;
Notas Explicativas:- Estrutura das Notas Explicativas;
- Demonstrações contábeis comparadas;
- Carta de Responsabilidade da Administração
Instrutor: Roberto Marchelli Ribeiro Junior
Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2016), MBA em Contabilidade e Finanças na FUNDACE Business School FEARP-USP (2013), Especialista em Planejamento Contábil e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG (2010), graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG), Professional and Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Professor Convidado nos MBAs Gestão de Cooperativa de Crédito; Gestão de Negócios; Agronegócios; na ESALQ/USP. Professor convidado no MBA Gestão de Cooperativas de Crédito na Valor Humano/UNOESC. Instrutor credenciado pelo SESCOOP. Professor em cursos do ISAE/FGV.
Informações adicionais
- Todas orientações para acesso a plataforma aonde irá ocorrer a Capacitação serão enviados para o e-mail do Participante. É necessário ter computador com acesso a internet e Navegador Google Chrome ou similar.
- Orientamos sobre a possibilidade de utilização dos recursos do RATES, para pagamento da taxa de inscrição. Os valores pagos a título de inscrição (Taxa de Investimento) não serão devolvidos nem compensados. Caso o inscrito (via Cooperativa), demonstre, formalmente, a impossibilidade de não realizar o curso por motivo concretamente justificável (problema de saúde por exemplo com atestado médico), o valor, excepcionalmente, será convertido em crédito, para utilização em futuros cursos/eventos.
- Em caso do curso cancelado pelo SESCOOP/ES, caso o participante não tenha interesse em participar na nova data, o valor será convertido em crédito para utilização em futuros cursos/eventos.
- As aulas serão realizadas exclusivamente ao vivo, através da plataforma Zoom e para obter o certificado de conclusão do curso é necessário no mínimo 75% de presença.
- Os certificados serão enviados para o e-mail do participante após 20 (vinte) dias úteis a realização do treinamento.
Para mais informações falar com Bianca, Felippe, Eniálide, Marcos ou Paula
WhatsApp: (27) 99778-3885 / Tel: (27) 2125 -3200
E-mail: eventos@ocbes.coop.br