Carregando...

COOPERJOVEM

COOPERJOVEM

Formar protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera.


O Cooperjovem é um programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a:

·         Educação Cooperativista

·         Educação Empreendedora

·         Educação Financeira

·         Educação Ambiental

 

Uma contribuição para o futuro, uma resposta para a sociedade 

Além de contemplar competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os eixos de atuação, o Cooperjovem está alinhado com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. São agendas importantes nacional e internacionalmente que reforçam o comprometimento com uma sociedade mais justa.

Quem faz acontecer

O Cooperjovem envolve diferentes parceiros e responsabilidades, todos fundamentais ao sucesso do programa: Sescoop, Cooperativas, Diretoria de Ensino e parceiros comprometidos com a transformação social e em especial as escolas e cooperativas educacionais.

Como funciona?



Implantar o Cooperjovem é uma grande oportunidade para que as cooperativas possam praticar o princípio de Interesse pela Comunidade e fazer com que toda a escola conheça mais sobre o cooperativismo.

Para as cooperativas do segmento educacional, o desenvolvimento do Programa Cooperjovem traz consigo o protagonismo de educadores e educandos, valorizando o que cada um deles tem de melhor.


Aprendizagem Baseada em Projetos

A BNCC reforça que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL 2013). Além disso, entre as competências gerais, que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica, ela destaca o desenvolvimento da competência de empatia e cooperação, que tem como objetivo formar sujeitos capazes de respeitar as diferenças, trabalhar em equipe, tomar decisões, realizar ações e projetos de forma cooperativa.

Para que a aprendizagem do programa colabore para a cidadania democrática e para a construção de propósitos coletivos a partir do trabalho cooperativo, a educação cooperativista está como eixo central e transversal que cruza e conecta os demais pilares.

E para engajamento e protagonismo do aluno essas competências são adquiridas no decorrer das missões do Cooperjogo.




Programa COOPERJOVEM - Vídeo Institucional



Tem interesse em conhecer mais sobre o programa? Entre em contato pelo e-mail: fpps@ocbes.coop.br


Compartilhe

Outros serviços

+ Lista completa
Sou.Coop