Carregando...
Espírito Santo

Cooabriel promove Curso de degustação de café aos cooperados e familiares

Capacitação foi realizada em parceria com o Senar-ES e fez parte do segundo módulo ministrado para a primeira turma do curso


25/11/2021 19:04
Compartilhe
Cooabriel promove Curso de degustação de café aos cooperados e familiares

Foi finalizada nessa quarta-feira (24/11) a segunda etapa do curso de Classificação e Degustação de Café em São Gabriel da Palha, nas dependências da Coopcam-Cooperativa dos Caminhoneiros. O treinamento teve início na segunda-feira (22).

A Cooabriel realizou a capacitação em parceria com o Senar-ES e fez parte do segundo módulo ministrado para a primeira turma do curso iniciado no mês de agosto último.

Cooperados e familiares, além de colaboradores, participaram da capacitação que neste módulo tem um conteúdo voltado principalmente para a parte de degustação, em aspectos sensoriais na análise do café. O instrutor foi o engenheiro agrônomo do Senar-ES, Leandro da Silveira Barbosa.

Na programação os participantes aprenderam sobre os sentidos e a percepção do sabor, preparo da amostra para torra, torra de café para prova, montagem dos copos e mesa; moagem, água e infusão, movimento de prova, reconhecimento do “conilon neutro”, reconhecimento dos principais defeitos, torra de cafés para “prova pontuada”, avaliação de cafés por atributos da planilha de avaliação de robustas finos CQI.

Participante do curso, a cooperada, Fabrícia Colombi Ortolani, afirmou que sempre quis conhecer e aprender sobre degustação de café. “A busca pelo conhecimento nunca é demais. Conhecer e entender uma pequena parte (mas muito importante) do processo de qualidade do café é muito importante para buscar novos mercados para nosso produto. Pretendo implantar algumas das muitas experiências que tive nesse curso de degustação em minha propriedade. Conhecer o processo e poder melhorar em alguma coisa o café que produzo me deixa realizar alguns dos meus sonhos, pois vivo integralmente do café conilon e sustento minha família”, disse.

O também cooperado Jorcelino Boone Herzog pretende colocar em prática o conhecimento adquirido para melhorias na lavoura. O produtor foi o 6° colocado no XVIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel-Edição 2021. “Para o próximo concurso estarei ainda mais preparado após o curso. Vamos degustar os cafés finalistas no concurso e será uma experiência importante”, afirmou.

A iniciativa realizada em parceria com o Senar-ES é parte do projeto criado pela Cooperativa no ano de 2020 no preparo de equipes (colaboradores, cooperados e seus membros familiares) para conhecimento em classificação e degustação de café.

O Superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, reforça que o principal objetivo é capacitar o maior número de cooperados e membros familiares para que conheçam os principais aspectos que contribuem e interferem na produção de café de qualidade.

“Ao levar os participantes a reconhecerem os principais defeitos é possível promover mudanças no trato com as lavouras e nas formas de conduzir os processos de preparação dos grãos”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooabriel


Tags

cooabriel degustação café


Fotos


Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop