Carregando...
Espírito Santo

Coocafé é ouro no Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão 2021

A premiação tem o propósito de destacar cooperativas que desenvolvem boas práticas em governança e gestão e também em cooperativismo


10/12/2021 10:01
Compartilhe
Coocafé é ouro no Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão 2021

Em mais uma edição da maior premiação do Cooperativismo brasileiro, a Coocafé foi reconhecida por seu desempenho no Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas – PDGC. Promovido pelo Sistema OCB, o Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão ocorre bienalmente e o anúncio do resultado se deu com transmissão ao vivo, direto de Brasília-DF, no último dia 07.12. Dirigentes das cooperativas mineiras se reuniram em Belo Horizonte para acompanhar a transmissão e receber o prêmio. O nível alcançado pela Coocafé foi OURO, na categoria “Compromisso com a Excelência”.

Essencialmente, a premiação tem o propósito de destacar cooperativas que desenvolvem boas práticas em governança e gestão e também em cooperativismo. Ao todo foram 310 cooperativas de todo Brasil inscritas no PDGC. Destas, 112 tiveram seus processos analisados por meio de visitas virtuais. 103 foram reconhecidas em algum nível. A região foi destaque porque, além da Coocafé, o Sicoob Credicaf também esteve entre as cooperativas premiadas.

Para o diretor presidente da Coocafé, a conquista consolida um trabalho de anos envolvendo toda equipe do Conselho de Administração, Sistema Ocemg, Sistema OCB, dentre outros. “Nos leva a um processo de maturidade. Pouquíssimas cooperativas foram ouro, especialmente as do ramo agropecuário” – comenta Fernando Cerqueira. “Para o cooperado é muito importante porque vê o trabalho sério que vem sendo desenvolvido” – prossegue. “Nós estamos trabalhando cada dia mais para profissionalizar a cooperativa. E se o cooperado tiver qualquer dúvida, é importante que ele nos procure para conversar. Porque existem muitas dúvidas, achismos, histórias, e sabemos que um processo de gestão não é feito dessa forma” – ressalta Cerqueira. “Dentro desse escopo, temos um processo de gestão onde é trabalhado governança, processos, pessoas, responsabilidade socioambiental, enfim, um conjunto de fatores. E temos os indicadores que demonstram os números e dados que nos levaram a esse ouro. E a participação do cooperado é vital para que isso aconteça” - defende.

A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade - FNQ, com um total de 80 pessoas envolvidas diretamente em todo o processo. A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo.



Fonte: Assessoria de Imprensa Coocafé


Tags

coocafé pr~emio somoscoop

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop