Carregando...
Espírito Santo

GPTW: Sistema OCB/ES e Unimed Sul Capixaba figuram lista dos melhores lugares para trabalhar do ES

Ranking está disponível na 25ª edição do Anuário IEL – 200 Maiores e Melhores Empresas no ES, lançado na última semana


08/12/2021 16:17 - Por Renan Chagas
Compartilhe


O cooperativismo capixaba vem mostrando que, além de contribuir para o desenvolvimento de todo o estado em diferentes áreas, também é exemplo de valorização, respeito e boa ambiência de trabalho. Na última semana, foi lançada a 25ª edição do Anuário do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – 200 Maiores e Melhores Empresas no ES, que conta com a relação das melhores empresas para se trabalhar. Tanto na lista das organizações de pequeno porte como na relação das de porte médio ou grande, o cooperativismo está presente.

Responsável por representar, assessorar, capacitar e defender o cooperativismo capixaba, atuando com o propósito de promover um ambiente favorável para o seu desenvolvimento, o Sistema OCB/ES ocupou a 2ª colocação na lista das pequenas empresas/empregadoras. Nela, cinco organizações foram citadas. Já a cooperativa Unimed Sul Capixaba conquistou o 3º lugar do ranking de melhores lugares para trabalhar entre as médias e grandes empresas do ES, compondo a lista com outros nove nomes.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, destaca que o resultado inédito para a instituição vem somar com uma série de conquistas recentes. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, focado, de alta qualidade e que prima a excelência, mas que é pautado por princípios e valores humanos. Isso nos faz olhar para cada um dos nossos colaboradores como agentes de transformação. É esse o diferencial que nos coloca em uma posição tão privilegiada no ranking”, disse.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, explica que o cuidado com as pessoas e o estímulo à cooperação estão entre os pontos fortes da instituição. “Em nossa rotina de trabalho, entendemos que o nosso forte é o coletivo. Por isso, estimulamos a boa ambiência, valorizamos as entregas dos nossos colaboradores, buscamos disponibilizar uma estrutura de trabalho sempre adequada às necessidades dos profissionais e primamos pela qualificação”, disse.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Sistema OCB/ES participa da pesquisa GPTW, e desde a primeira experiência o resultado tem sido positivo. Em 2018, quedo realizou a pesquisa pela primeira vez, foram registrados 88 pontos, 18 acima do mínimo necessário. No ano seguinte, em 2019, a pontuação passou para 94. E neste ano, foi registrado um novo aumento: 96 pontos.

Segundo o superintendente, o crescimento contínuo reflete o que os colaboradores vivem na prática. “Diariamente buscamos formas de entregar um ambiente de trabalho de alta qualidade para os nossos colaboradores. Sabemos que isso é capaz de deixá-los mais satisfeitos, felizes e motivados para desenvolverem as suas tarefas. Como consequência, fazemos entregas de excelência aos nossos clientes, traduzindo todo esse empenho em satisfação”, completou Carlos André.


UNIMED SUL CAPIXABA

Em 2020, a Unimed Sul Capixaba chegou à quarta colocação na premiação. Desta vez, a evolução na pontuação, que chegou a 91 pontos, foi a responsável pelo avanço da cooperativa, que subiu uma posição no ranking, ocupando a 3ª colocação no ranking. “Quando você já faz um trabalho integrado, que leva em conta os aspectos do negócio e os fatores humanos, os resultados aparecem e se sustentam”, afirma o gerente de Gestão de Pessoas e Serviços da Unimed Sul Capixaba, Atílio Peixoto.

O gestor destaca que, uma das premissas da cooperativa para evoluir no ranking é o “ser humano no centro”, considerando clientes, cooperados e colaboradores como parte desse processo. “Ao mesmo tempo, temos trabalhado uma maior percepção da liderança para estar mais próxima ao colaborador”, acrescenta.


Outras iniciativas da Unimed Sul Capixaba que contribuíram para o ótimo resultado no ranking incluem projetos para promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, como o CHAS Conexões – uma feira de empreendedorismo; o Programa Alavanca – para o desenvolvimento de carreiras e protagonismo profissional; o Programa Nossa História, de reconhecimento aos colaboradores com mais tempo de casa;  Programa de Educação Financeira, além do estímulo à formação continuada por meio de cursos de graduação e pós-graduação.

“Ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no Espírito Santo reflete um grande trabalho desenvolvido desde a diretoria, superintendentes, gerentes, e demais lideranças, até cada um dos colaboradores, com o olhar voltado para o ser humano. Isso quer dizer que prezamos pelo cliente e também pelo cooperado e pelo colaborador, para que todos possam estar bem e felizes. Esse reconhecimento fortalece o olhar de que estamos no caminho certo”, finaliza Atílio Peixoto.


COMO FUNCIONOU

Em sua quarta edição, o ranking que reconheceu as melhores empresas para trabalhar no Espírito Santo é fruto da parceria entre o IEL-ES, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES) e o Great Place to Work (GPTW). Para participar, as 39 empresas inscritas precisavam ter, no mínimo, 30 funcionários, além de concorrer a um CNPJ registrado do estado.

A edição 2021 englobou 12.872 colaboradores, que ressaltaram pontos como oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores como essenciais para estar nas melhores empresas do estado.

A pesquisa GPTW é composta por duas etapas, que impactaram na nota final. A primeira parte é a pesquisa quantitativa, na qual é necessário que a empresa atinja a amostra mínima de funcionários e que obtenha uma nota igual ou superior a 70% nessa fase. Depois, vêm as práticas culturais.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop