A adoção de plataformas digitais nos mais diversos ramos de
negócios tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estudo da consultoria
McKinsey, por exemplo, prevê um aumento de 28% da receita global desse modelo
de negócios até 2025. Atualmente, elas detêm um economy share de 2%.
A tendência também vem sendo adotada pelas cooperativas que
aproveitam a oportunidade para se posicionarem na economia digital,
principalmente nesse momento de pandemia vivenciado em todo o mundo.
E foi para falar sobre soluções digitais adotadas pelas cooperativas
e que contribuem parar transformar o agronegócio brasileiro que a coordenadora
de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, participou nessa quarta-feira (24)
de live promovida pelo Canal Rural como parte do projeto Agronomia Sustentável.
“Investir em inovação, aliada a intercooperação e a
sustentabilidade, é uma receita infalível para o futuro dos negócios. Esse tem
sido o caminho cada vez mais adotado por quem quer se destacar no mercado e
será ainda mais recorrente nos próximos meses”, afirmou a coordenadora.
De acordo com ela, a cultura da inovação precisar estar
“constantemente pulsando” e ser vista como parte das premissas básicas de
qualquer empreendimento. “Seguir na busca por melhorias é fundamental. É
preciso destacar que inovação não é necessariamente disruptiva. A inovação
incremental, aquela do dia a dia, também é essencial para se manter relevante”.
Ainda segundo Samara, a agilidade é outra característica
importante da atualidade. “Muitas vezes você tem uma boa proposta, mas a
burocracia acaba atrapalhando o desenvolvimento e quando percebe, seu
concorrente já fez melhor. Por isso, agilidade, jogo de cintura e flexibilidade
são aliados imprescindíveis da inovação”.
O head comercial e marketing da paranaense Supercampo, Diego Zardo,
também participou da live. Ele detalhou a ferramenta de marketplace voltada para o agronegócio
desenvolvida pela cooperativa para aproximar cooperados e lojistas, com
soluções de produtos e serviços, um case de sucesso em inovação. “As
plataformas digitais transformam ações, deixam tudo mais ágil. E é justamente
esse o nosso objetivo: facilitar a vida dos mais de 80 mil cooperados que
atendemos atualmente”, afirmou.
Para Diego, o modelo de negócios cooperativista é o único
capaz de proporcionar um ecossistema completo de inovação, sustentabilidade e
governança para atender o campo, principalmente no que diz respeito ao pequeno
produtor. “O Brasil produz cerca de 200 milhões de toneladas de alimentos por
ano. Pelo menos 50% disso vem das cooperativas. O pequeno produtor não estaria
onde se encontra atualmente, sem o suporte desse modelo que já nasce
sustentável e oferece capacitação, assistência e todos as demais assessorias
necessárias para se desenvolver e se manter no mercado”.
A live promovida pelo Canal Rural encerrou a segunda
temporada do projeto Agronomia
Sustentável que reúne também documentários e reportagens para
aprofundar os rumos do agronegócio no Brasil.
Para conferir a live na íntegra, clique aqui.
E para saber mais sobre como funcionam as plataformas de negócios digitais no cooperativismo, confira a matéria no InovaCoop.
Fonte: Sistema OCB