Carregando...
Espírito Santo

Lojas de insumos da Cooabriel são núcleos de referência para os produtores

Variedade de produtos e serviços são diferenciais oferecidos para os cooperados


26/10/2021 13:17
Compartilhe
Lojas de insumos da Cooabriel são núcleos de referência para os produtores

As lojas da Cooabriel tornaram-se nos últimos anos importantes núcleos de referência da cooperativa junto aos seus cooperados.

Elas estão organizadas em departamentos que comportam serviços de suporte. Em um mesmo local, os produtores cooperados podem adquirir produtos para a lavoura e implementos para a propriedade, comercializar o café e pimenta, receber assistência técnica, realizar os contratos de financiamentos oferecidos pela cooperativa.

Por serem distribuidoras de produtos e suporte da produção dos cooperados um dos diferenciais das lojas da Cooabriel é a política de oferta de produtos para a lavoura a preços bem competitivos, pois a cooperativa busca sempre os melhores preços e condições para os cooperados “tocarem” sua produção.

As lojas são importantes para os cooperados e para as comunidades, pois além de permitirem que outros produtores tenham acesso aos insumos, elas geram empregos e renda. São 144 pessoas empregadas nas lojas com variadas funções, de acordo com levantamento em 13/10/2021.

As lojas fazem parte da estrutura de negócios da Cooabriel e de expressão no resultado, conforme vemos nos dados apurados em 30 de setembro, que demonstram que de janeiro a setembro de 2021 as lojas participaram com mais de 28% do faturamento bruto da cooperativa.


EXPANSÃO

As estratégias de expansão têm como principal foco o atendimento próximo ao seu cooperado, desta forma, as lojas são distribuídas geograficamente em várias unidades dentro da área de ação da cooperativa, para assim, facilitar o acesso dos produtores aos insumos necessários. Com 15 lojas localizadas no Espírito Santo e na Bahia, de acordo com o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, esse número será ampliado em 2022 com a abertura de novas lojas nesses dois estados.

“Nos últimos cinco anos, a evolução do crescimento das lojas foi acelerado. Elas representam um grande suporte e o foco é atender bem aos cooperados. Os valores são diferenciados e os atendimentos feitos com excelência. Toda a escolha dos produtos é feita com orientação por equipes preparadas”, afirmou Pandolfi.

O gerente comercial e logística, Fernando Krause, avalia que o crescimento destas unidades são importantes pelo papel que elas representam para as regiões de ação da cooperativa. “Nos últimos anos, as lojas deram um salto muito grande. Elas são um grande suporte aos produtores. Isso porque sempre são orientados sobre mudanças nos preços e também recebem direcionamento sobre os produtos”, informou.

O oferecimento de insumos agrícolas aos produtores acompanha a história da Cooabriel, desde suas primeiras operações, quando inaugurou seu primeiro serviço no início da década de 60 que foi um setor de consumo (mercearia) para atender necessidades básicas dos produtores. Na época, a cooperativa trabalhava com alguns itens e depois criou um pequeno setor dentro do espaço da antiga mercearia, e somente no início da década de 80 (1984) inaugurou a primeira loja agropecuária (na época chamada de Cooabricampo), em São Gabriel da Palha-ES.

Há mais de 37 anos, as lojas da Cooabriel oferecem as melhores soluções ao produtor.

No ano de 2020, em plena pandemia, foram inauguradas duas lojas no Espirito Santo nos municípios de Montanha e Aracruz. Ambas foram instaladas atendendo grande anseio dos produtores por uma unidade da Cooabriel naquelas regiões

Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o crescimento acelerado exige mudanças de estrutura e logística que permitam a inauguração de novas lojas. “O nosso centro de distribuição precisa de ampliação, pois as lojas evoluíram acima do esperado. Hoje o espaço que já temos, de quase dois mil metros quadrados, já não atende a demanda devido à aceleração das vendas”, explicou

O produtor rural de Montanha, Humberto Pancieri, é sócio da Cooabriel há quase dez anos. E, desde a inauguração da loja no município, adquire produtos para a sua propriedade. “Ter a loja mais perto é excelente. Só compro lá, principalmente defensivos e adubo. O atendimento é bom demais”, disse.


Tags

cooabriel

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop