Carregando...
Espírito Santo

Novembro Azul: saúde do homem em pauta com a prevenção ao câncer e a outras doenças

A campanha integra a busca ativa por clientes para a realização de exames e a divulgação de materiais de comunicação com orientações sobre saúde


25/11/2021 18:58
Compartilhe


Para conscientizar os homens sobre a importância de se prevenir contra o câncer e outras doenças, a Unimed Sul Capixaba aderiu ao movimento nacional Novembro Azul, como parte da campanha Saúde em Dia, que estimula hábitos saudáveis e a realização de exames e consultas em dia. Como parte da campanha, a operadora de saúde está reforçando o alerta sobre o câncer no cólon do intestino e no reto (colorretal), que é o segundo tipo de câncer com mais novos casos entre homens e mulheres no Brasil.

A campanha integra a busca ativa por clientes para a realização de exames e a divulgação de materiais de comunicação com orientações sobre saúde. “Nosso objetivo é alertar o público masculino a se observar quanto à saúde e adotar hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação balanceada, redução do consumo de bebidas alcoólicas, entre outras indicações”, afirma o oncologista e coordenador médico da Unimed Oncologia, Raphael Luzório.

Uma das principais indicações na prevenção do câncer colorretal é a realização do exame de sangue oculto, que avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes e ajuda a detectar a presença de sangramentos no trato digestivo que possam indicar úlceras, colite ou câncer de intestino. Diagnosticado no início, o câncer colorretal pode apresentar cerca de 90% de chances de sucesso no tratamento.

“O contato da Unimed com os clientes é realizado pela assistente virtual ISA, com mensagens personalizadas pelo WhatsApp e também através de ligações telefônicas de atendentes do setor de Promoção da Saúde. Estamos contatando especialmente clientes com idade entre 50 e 75 anos, que não realizaram a coleta de sangue oculto nos últimos 12 meses”, ressalta Raphael Luzório.

Durante a campanha, os clientes convidados estarão isentos da cobrança de coparticipação. Os exames de sangue oculto podem ser feitos nas unidades do Laboratório Unimed, localizadas na Unidade do Centro; no Hospital Unimed; no Perim Center; na Unidade de Atendimento de Iconha e na Unidade de Atendimento de Castelo.

“O diagnóstico precoce é relevante na maioria dos casos de câncer. Proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, buscamos aumentar as chances de cura em casos da doença. O câncer é uma doença que exige um planejamento terapêutico por completo do paciente e uma rede de apoio muito grande. O que fazemos é nos antecipar e oferecer o melhor cuidado caso o tratamento seja necessário”, completa coordenador médico da Unimed Oncologia, Raphael Luzório.

 

Atenção aos sinais do corpo

Em 2021, o professor Sérgio Luiz Thompson Santa Rita, de 51 anos, foi diagnosticado pela segunda vez com câncer na região do intestino. O primeiro diagnóstico foi em 2015, com um tumor detectado na região sigmoide, que liga a porção transversal do intestino grosso ao reto. Neste ano, foi uma dor no lado esquerdo acima do umbigo que o fez procurar o médico mais uma vez.

“Fiz a cirurgia e o resultado da biópsia deu positivo. Foram 30 sessões de quimioterapia até finalizar o tratamento em outubro.  Tive acolhimento na Unimed Oncologia desde o início, do técnico de enfermagem até a equipe de nutrição. Todos são maravilhosos”, disse. O professor ainda deu um alerta aos homens: “Fiquem sempre atentos ao corpo, a qualquer alteração ou sintoma que seja diferente do habitual”.

O comerciante Luís Fernando Ventorim Avance, de 36 anos, enfrentou um câncer no testículo esquerdo, chamado de carcinoma embrionário. Ele descobriu o tumor em maio de 2020, passou por quimioterapia, e finalizou o tratamento em junho do mesmo ano.

 “Um dia, tomando banho, eu senti um caroço e achei estranho. Foi então que procurei um médico. O que eu falo pra todos os meus familiares, amigos e pessoas que estão ao meu redor é que conheçam o seu corpo e fiquem atentos a qualquer mudança, pois conhecendo o seu corpo, descobrindo algo de anormal e detectando rápido, o tratamento e a cura são mais fáceis”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Sul Capixaba


Tags

unimed sul novembro azul

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop