Carregando...
Brasil e Mundo

Os segredos da inovação de sucesso: método e teste

Confira indicações de guias práticos que apresentam vários métodos de inovação e ferramentas para formatar projetos inovadores e testar ideias


12/01/2022 11:49
Compartilhe


O crescimento dos negócios e a inovação andam juntos. E para te ajudar a começar 2022 implementando projetos inovadores na sua coop, o InovaCoop trouxe todo o passo a passo para você incluir a inovação nos seus planos. Portanto, o foco de hoje é mão na massa! Abaixo estão indicações de três guias práticos que apresentam vários métodos de inovação e ferramentas para formatar projetos inovadores e testar ideias. Tudo explicado de forma simples e objetiva para saber quando e como aplicar. Além disso, a lista conta com alguns podcasts sobre inovação para você ficar sempre atualizado. Vale a pena conferir a relação e adicionar na sua lista de favoritos.


Existem várias metodologias para inovar, e é importante conhecê-las para escolher a mais adequada, afinal, cada caso é um caso! Por exemplo, se sua coop tem um problema complexo, em que a resposta se relacione com clientes ou cooperados, o método Design Thinking é ideal. E se você dispõe de pouco tempo e precisa de resultados rápidos, é hora do Design Sprint. Baixe o primeiro guia prático da série e conheça mais detalhes sobre esses e outros métodos para inovar, quando utilizá-los e como aplicá-los.

Baixe agora


Vai tirar um projeto do papel? Então para tudo! Você precisa conhecer as ferramentas que vão te auxiliar a inovar, e para as diferentes fases do projeto existem ferramentas específicas. A Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas), por exemplo, é muito útil para o início do processo. Já o Mapa da Empatia é aplicado para entender o cliente com profundidade, e a Jornada do Cliente faz o mapeamento da experiência em cada etapa de contato com o produto ou serviço: da pesquisa e descoberta até a decisão de compra. Quer saber mais? Baixe nosso guia prático e conheça oito ferramentas e quando aplicá-las!

Baixe agora


A última etapa do processo de inovação é o desenvolvimento da ideia. Se chegou até aqui, então é hora de testá-la! E criamos um guia visando ao aperfeiçoamento e à correção de possíveis falhas. Ou seja, se não deu certo, o importante é “errar pequeno e barato” e corrigir rápido. E como fazer isso? Por meio da validação de baixa escala. O nosso guia traz quatro ferramentas de teste: Prova de Conceito, Projeto-Piloto, Protótipo e Mínimo Produto Viável. Conheça a diferença entre elas e saiba quando aplicá-las.

Baixe agora


O tempo está curto para executar todas as suas atividades? Ouvir podcast no carro ou durante uma caminhada é uma alternativa para otimizar seu tempo! E a revista Forbes trouxe 10 dicas de podcasts sobre inovação. A relação é bastante diversificada, contempla tendências de tecnologia e internet, apresentadas pelo Nerdcast, até debates com fundadores de startups, que participam do podcast Like a Boss. Confira a lista completa!

Acesse agora


Inovação no agro é o assunto que mais te interessa? Então o podcast Agrotalk tem tudo a ver com você! O programa é apresentado por Ângela Ruiz que, em cada episódio, entrevista especialistas que detalham temas relevantes que impactam o agronegócio. E toda quarta-feira tem conteúdo novo!

Ouça agora

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop