Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES realiza novo encontro do ciclo de Reuniões Setoriais com as cooperativas capixabas

Participantes puderam conhecer a nova campanha do Sistema OCB/ES para o próximo ano e obter retornos sobre diversas iniciativas


22/11/2021 18:47 - Por Renan Chagas
Compartilhe


O Sistema OCB/ES deu sequência, nesta segunda-feira (22/11), ao novo ciclo de Reuniões Setoriais, último previsto para o ano. O segundo encontro contou com a participação de cooperativas que atuam nos ramos Consumo, Infraestrutura e Trabalho, Produção de Bem e Serviços. O momento seguiu o mesmo formato adotado nos outros ciclos, sendo realizado em formato on-line por meio da plataforma Zoom.

Estiveram presentes os representantes da Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma), da Cooperativa Educacional de Linhares (CEL), da Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg), da Cooperativa Regional de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante (Coopeducar) e do Inocoopes. O evento virtual contou, ainda, com a participação do analista técnico econômico da OCB, Hugo Andrade.

Logo no início da reunião, foi apresentada a nova campanha institucional do Sistema OCB/ES que circulará em 2022, com conceitos e visuais focados na valorização das pessoas e de suas histórias. Considerando que no próximo ano a OCB/ES completará 50 anos, a proposta reúne o tom de celebração com elementos de humanização. Por isso, o slogan a ser trabalhado é Conectando Histórias. As peças institucionais e os canais de comunicação da OCB/ES estarão alinhados com a nova campanha, e as cooperativas também poderão fazer uso dela.

Na sequência, a equipe apresentou uma devolutiva do monitoramento cooperativista, dividida por ramo. Os resultados foram levantados a partir das ferramentas, programas e projetos que focam no desenvolvimento e aprimoramento organizacional como item fundamental de crescimento das coops. Também foram apresentados os pontos com as maiores evoluções e os pontos que ainda que precisam de atenção.  

O público presente também pode ter acesso aos indicadores do Programa de Certificação de Regularidade Técnica e conhecer, com profundidade, outras ferramentas existentes capazes de gerarem dados importantes para uma melhor compreensão dos resultados e no planejamento de melhorias constantes para o futuro.

Além disso, também apresentados dados gerais sobre o movimento cooperativista no estado disponíveis no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2021, capítulo Resultados por Ramo.

 

JORNADAS DE APRENDIZAGEM

Outra iniciativa apresentada na reunião foram as Jornadas de Aprendizagem, que derivam do Qualificacoop - um desdobramento do Planejamento Estratégico do Sistema OCB/ES que tem o objetivo de qualificar os profissionais atuantes no cooperativismo capixaba por meio de soluções de aprendizagem de alto impacto. O projeto Qualificacoop deu origem às Jornadas de Aprendizagem.

A iniciativa é dividida em quatro pilares: DNA Cooperativista, Estratégia Cooperativista, Inovação e Transformação Digital e Liderança e Gestão. Cada pilar agrega um conjunto de capacitações relacionadas a ele. Também há jornadas específicas voltadas para cada ramo do cooperativismo. As capacitações vão ser ofertadas a partir de 2022 e estarão atreladas ao Qualificacoop.

 

FALAS DOS PARTICIPANTES

Ao final do encontro, o espaço foi aberto às falas dos participantes. O primeiro a fazer a sua contribuição foi o analista técnico e econômico da OCB, Hugo Andrade, que elogiou o trabalho da Unidade Estadual em estar cada vez mais perto das cooperativas. O representante da Unidade Nacional também traçou um panorama com as principais ações realizadas pela organização especificamente para os ramos e segmentos presentes na reunião.

Depois, o presidente do Inocoopes e coordenador nacional da Ramo Habitacional, Aristóteles Costa, falou sobre a experiência ao participar pela primeira vez de uma reunião setorial. “Estou surpreso e muito bem impressionado com a qualidade das informações e o banco de dados que foi apresentado”, pontuou.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também acompanhou o momento. “É uma satisfação fazer mais essa rodada de reuniões setoriais, quando repassamos para as cooperativas o que nós fizemos nos últimos meses, em uma espécie de prestação de contas, e ouvimos os dirigentes para suas sugestões de melhorias e críticas construtivas”, disse.

Os demais representantes também fizeram o uso da fala e destacaram a importância desse momento de troca e atualização de informações.  

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop