Carregando...
Espírito Santo

Unimed Sul retoma projeto de Caminhada Orientada em Cachoeiro de Itapemirim

Aulas acontecem de segunda a quinta-feira, na avenida Beira Rio


28/10/2021 09:19
Compartilhe


A Unimed Sul Capixaba retomou o projeto Caminhada Orientada, desenvolvido para incentivar a prática de atividade física e promover a qualidade de vida dos moradores de Cachoeiro de Itapemirim. As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a quinta-feira, das 5h30 às 8h, na Avenida Beira Rio, com o apoio da prefeitura local, beneficiando toda a população.

A ação havia sido suspensa por conta da pandemia e, com o retorno, foram estabelecidas regras para permitir que o serviço seja oferecido com segurança. Os participantes devem apresentar o comprovante da imunização contra a Covid-19 completo, usar máscara e álcool em gel. Além disso, é necessário manter o distanciamento social e cuidar da higienização do material utilizado. Em caso de qualquer sintoma gripal, a pessoa não poderá participar da atividade.

O professor de Educação Física Wellington Leitão explica que os encontros têm também o propósito de resgatar a saúde emocional dos participantes, comprometida no período de pandemia. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas no local, diretamente com o educador físico. Atualmente, o projeto possui 112 alunos.

A Caminhada Orientada é dividida em cinco turmas, nos horários de 6h, 6h20, 6h40, 7h e 7h20. A concentração acontece em frente ao Restaurante Katatas. No início da avenida, fica uma base para orientar e dar apoio aos alunos. “Primeiro, ocorre a preparação, por meio de alongamentos e do estabelecimento de objetivos. Em seguida, a pessoa já pode caminhar, no período e no percurso que preferir. Após 30 dias o aluno é submetido a uma nova avaliação”, ressalta Wellington Leitão.

De acordo com o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul, Eduardo Tonole Dalfior, a ação integra o projeto Movimento Saúde da cooperativa. Implementada em 2013, a Caminhada Orientada foi progredindo e sendo reformulada ao longo dos anos. Uma das adaptações foi exatamente a oferta de acompanhamento profissional para identificar se os participantes estão atingindo os objetivos com a prática da atividade física.

“Nosso intuito é realmente contribuir com a qualidade de vida da população de Cachoeiro, estendendo essa ação para quem não é cliente da cooperativa. Queremos ajudar as pessoas a cuidarem da saúde física, controlando questões como o peso e a pressão arterial, e a saúde mental, uma vez que estamos oferecendo uma atividade que promove a socialização. Cientes dos benefícios, os médicos da cooperativa fazem a sua parte e recomendam esse tipo de atividade coletiva para os seus pacientes de modo a complementar o tratamento no consultório”, destaca Eduardo Tonole.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Sul Capixaba


Tags

unimed saúde

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop