Em um mundo cada vez mais complexo e instável, ter uma equipe qualificada para inovar requer algo além da habilidade técnica adquirida nas salas de aula. Nesse cenário, um time capaz de lidar com circunstâncias imprevistas e com diferentes emoções ao mesmo tempo é essencial para que uma ideia se torne realidade.
Por isso, as soft skills são imprescindíveis na formação profissional. Diferente das hard skills, que estão relacionadas ao aprendizado técnico, como a habilidade com uma ferramenta, as soft skills têm a ver com o comportamento humano, desenvolvido ao longo das vivências e experiências pessoais.
As soft skills envolvem competências emocionais e sociais, como a boa comunicação, ter empatia, ser resiliente, possuir pensamento crítico, entre outras. A boa notícia é que mesmo quando o profissional não tem essas habilidades, ele pode desenvolvê-las, gerando benefícios para o indivíduo e também para quem está à sua volta.
Possuir essas habilidades interpessoais tornou-se tão importante que, segundo um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019, as soft skills são relevantes para 92% dos recrutadores e 89% dos entrevistados destacaram que a falta de habilidades comportamentais são o principal motivo para não serem contratados.
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Fonte: InovaCoop