Carregando...
Espírito Santo

1° Encontro de Responsabilidade Social Cooperativista marca o lançamento do Dia C 2022 no Espírito Santo

Foram apresentados cases de sucesso, tendências de responsabilidade social, dados e informações relevantes para as cooperativas capixabas


20/04/2022 14:55 - Por Síntia Ott
Compartilhe


O início do Dia de Cooperar (Dia C) de 2022 no Espírito Santo foi oficializado com a realização do 1° Encontro de Responsabilidade Social Cooperativista, na manhã dessa segunda-feira (18/4). O evento inédito foi organizado pelo Sistema OCB/ES para marcar o lançamento da campanha, coordenada pelo Sistema OCB, para mobilizar cooperativas do todo o Brasil a desenvolveram ações sociais estruturadas e contínuas em prol das comunidades.

Mais de 120 pessoas, do Espírito Santo e de outros estados, participaram do encontro virtual realizado por meio da plataforma Zoom. A atração foi a palestra “Tendências de responsabilidade social: sustentabilidade, inovação e cooperativismo”, apresentada pelo mestre em Sustentabilidade e Governança Corporativa Gustavo Loiola. O palestrante citou temas em alta e eixos de atuação que merecem ser contemplados nas ações de responsabilidade social das cooperativas.

“Percebo algumas tendências, que conectam o modelo de negócio cooperativista com temas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de sustentabilidade. Exemplos são a promoção da diversidade e inclusão, engajamento de stakeholders em sustentabilidade e RSC, educação financeira, ética e transparência, critérios socioambientais e operação ecoeficiente e, por fim, desenvolvimento de comunidades. São assuntos cuja discussão está crescendo”, esclareceu.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, apontou a necessidade de intensificar ações sociais sistematizadas no Espírito Santo e reforçou a disponibilidade da equipe de Formação Profissional e Promoção Social da instituição para orientar as cooperativas nesse sentido.

Várias das nossas cooperativas já praticam de forma sistematizada ações de responsabilidade social, mas muitas ainda não fazem ou fazem de forma muito incipiente. É importante que nós, do Sistema OCB/ES, possamos incutir, conversar e orientar o cooperativismo capixaba a inovar e intensificar as suas ações de responsabilidade social para com colaboradores, associados e comunidades em que atua”, frisou.

A analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Bianca Rocha, informou que este ano os objetivos relacionados ao Dia C no estado capixaba são aumentar o número de cooperativas participantes, de ações contínuas, de beneficiários e de ações de intercooperação.

 

APRESENTAÇÃO DE CASES

Duas cooperativas capixabas foram convidadas pelo Sistema OCB/ES a apresentarem ações que reverberaram positivamente em campanhas anteriores do Dia C. A supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob Central ES, Sandra Martins, compartilhou informações sobre o funcionamento do projeto Editais Sociais Sicoob ES, vinculado ao Fundo de Investimento Social (FIS) da instituição financeira cooperativa.

Para superar o desafio de concretizar o seu princípio de forma efetiva em todos os seus 102 municípios de atuação, o Sicoob ES percebeu que poderia apoiar projetos já existentes em suas áreas de atuação.

“Hoje executamos mais de 24 programas de ações, divididos em seis eixos que consideramos estratégicos. Os editais são contemplados pelo eixo Desenvolvimento Sustentável. Criado em 2019, o edital realiza um processo de abertura, seleção e apoio a projetos já existentes. Ouvimos as comunidades e buscamos contemplar projetos que dialogam com o propósito e valores da nossa instituição”, destacou Martins.

Outro case, o Dose de Esperança, foi apresentado pela gerente de Pessoas da Unimed Vitória, Karla de Souza Rampazzo Righetti. O projeto foi umas das ações realizadas pelo Instituto Unimed Vitória, criado para ampliar a atuação socioambiental da cooperativa de saúde e que completa 10 anos em 2022. O Dose de Esperança foi colocado em prática em um momento crítico da pandemia de Covid-19, quando a demanda por imunizações estava elevada.

Righetti explicou que com a chegada da primeira remessa de vacinas no Espírito Santo, em janeiro de 2021, foi dada a largada à tão esperada imunização. Tratava-se de um símbolo de esperança para o povo capixaba. Mas apesar dessa alegria, o estado estava registrando uma onda de aumento no número de casos, de internações e de mortes por Covid-19.

“Como consequência, a rede hospitalar estava enfrentando a pior fase da pandemia. Atenta aos sentimentos de felicidade com o início da vacinação e reflexivos em relação ao propósito da nossa cooperativa, que é cuidar das pessoas, a Unimed Vitória se mobilizou para que a vacina chegasse com maior celeridade para toda a população. Foi realizado um grande trabalho de voluntariado na cooperativa, e oferecemos apoio direto à campanha de imunização da Prefeitura Municipal de Vitória”, relembrou.

O último case de responsabilidade social compartilhado com os participantes do encontro foi o do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, coordenado pela Dra. Fabiola de Freitas Moraes. De acordo com ela, o núcleo foi criado em 2015 e foi o primeiro do Brasil na área de saúde. Seu objetivo é fortalecer o cooperativismo e envolver as mulheres que fazem parte do universo cooperativista da Unimed Sul Capixaba na promoção de ações de bem-estar social no Sul do estado.

“O nosso núcleo conta com a colaboração voluntária de cooperadas, esposas de cooperados e colaboradores. Somos parceiras de ações específicas, como realização de exames por médicos cooperados e, também, de ações destinadas à sociedade em geral, quando são feitas campanhas de doação ou compra de produtos”, disse.

 

CELEBRAÇÃO DO DIA C DO SISTEMA OCB/ES

Este ano a celebração do Dia de Cooperar do Sistema OCB/ES voltará a ser presencial. No dia 2 de julho, o primeiro sábado do mês, haverá prestação de serviços médicos, orientações jurídicas, cortes de cabelo, aferição de pressão, testes de HIV e de glicose, entre outras ações no bairro José de Anchieta, em Serra. Famílias e crianças poderão desfrutar de atividades de lazer, como brinquedos, recreadores, shows de mágica, dança, música, além de alimentos, incluindo pipoca, algodão-doce e picolé.

 

DATAS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As cooperativas que desejarem receber kits do Dia de Cooperar têm até o dia 30/5 para garantirem seus materiais preenchendo um formulário de inscrições, disponível no site nacional do Dia C. Clique aqui para acessá-lo. A retirada dos kits poderá ser feita entre o dia 1° e 15 de junho na sede do Sistema OCB/ES, localizada na Reta da Penha, em Vitória.

Assim como em edições anteriores do Dia C, o cadastro de iniciativas de responsabilidade social poderá ser feito ao longo de quase todo o ano, obedecendo o prazo limite de envio dos relatórios. Cooperativas cujas iniciativas serão realizadas até 31/7 podem enviar seus relatórios até 15/8. Já as ações realizadas até 30/11 devem ser registradas em forma de relatório até 10/12. Foram mantidos os formulários simplificados, com duas etapas de preenchimento.

O Sistema OCB/ES possui uma página própria sobre o Dia C em seu site. Nela as cooperativas capixabas encontram informações sobre a campanha a nível estadual e um Guia de Inscrição que explica o passo a passo para realizar a inscrição de cooperativas no site nacional do Dia C.


Tags

diadecooperar responsabilidadesocial

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop