Carregando...
Espírito Santo

14º Prêmio de Jornalismo Cooperativista: conheça os trabalhos vencedores de cada categoria

Cerimônia que revelou os primeiros e segundos colocados foi realizada na noite dessa sexta-feira (19/11), com transmissão também pelo YouTube


20/11/2021 13:16 - Por Renan Chagas
Compartilhe


Emoção, comemoração e reconhecimento ao trabalho da imprensa do Espírito Santo. Assim foi a noite dessa sexta-feira (19/11), durante a cerimônia de premiação da 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC), realizado pelo Sistema OCB/ES. O evento revelou, em primeira mão, os profissionais e trabalhos que conquistaram a primeira e a segunda colocação em cada uma das categorias.    

O PJC, como a iniciativa é mais conhecida, tem como objetivo destacar os trabalhos jornalísticos de qualidade produzidos pelos veículos de comunicação do estado que tenham como tema central as ações, projetos, resultados ou iniciativas promovidas pelas cooperativas capixabas registradas junto ao Sistema OCB/ES, mostrando o seu potencial econômico e social.

Inicialmente, a 14ª edição estava prevista para ser realizada em 2020, mas o advento da pandemia exigiu o adiamento da premiação, respeitando todas as orientações dos órgãos competentes e o trabalho dos profissionais de imprensa, que passaram a ser ainda mais demandados. Por isso, neste ano, foram aceitas as inscrições de materiais veiculados entre o dia 4 de novembro de 2019 a 27 de outubro deste ano, permitindo que todo o conteúdo produzido no período fosse beneficiado.

Ao longo da noite, o cooperativismo capixaba entregou mais de R$ 90 mil em prêmios. Os trabalhos das seis categorias técnicas (Fotojornalismo, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Repórter Cinegrafista, Telejornalismo e Webjornalismo) e da categoria Estudante passaram pela avaliação de um júri especializado, que definiu os vencedores da noite. Além disso, os trabalhos mais bem avaliados seguiram para votação popular, permitindo que a sociedade pudesse participar ativamente dessa escolha.

 

VENCEDORES POR CATEGORIA


FOTOJORNALISMO

  • 1º colocado:

            Ricardo Vervloet Medeiros

            Trabalho: Renovação no campo

            Veículo: A Gazeta

 

  • 2º colocado:

            Ricardo Vervloet Medeiros

            Trabalho: Trabalho familiar

            Veículo: A Gazeta

 

JORNALISMO IMPRESSO

  • 1º colocado:

            Denys Lobo Carvalho

            Trabalho: ConlinON: qualidade premiada, do ES para o mundo

            Veículo: Revista Procampo

 

  • 2ª colocado:

            Julio Cezar Huber

            Trabalho: Delivery leva o campo para a cidade

            Veículo: Revista Negócio Rural

 

RADIOJORNALISMO

  • 1º colocado:

            Isaac de Sousa Ribeiro

            Trabalho: Comunidades quilombolas se reinventam na pandemia

            Veículo: Rádio CBN Vitória

 

  • 2º colocado:

            Alessandra Bruno

            Trabalho: Pimenta, grão que aquece a economia e desenvolve o Espírito Santo

            Veículo: Rádio Espírito Santo

 

REPÓRTER CINEGRAFISTA

  • 1º colocado:

            Aroni Almeida de Freitas

            Trabalho: Campo: uma janela de oportunidade para o empreendedorismo

            Veículo: Record News ES

 

  • 2º colocado:

            Antonio Jose Dutra

            Trabalho: Quando o COMÉRCIO é JUSTO todos ganham

            Veículo: TV Educativa

 

TELEJORNALISMO

  • 1º colocado:

            Bruno Pinheiro Faustino

            Trabalho: Quando o COMÉRCIO é JUSTO todos ganham

            Veículo: TV Educativa

 

  • 2º colocado:

            Mário Augusto da Silva Bonella

            Trabalho: União de mulheres pela produção de café de qualidade

            Veículo: TV Gazeta

 

WEBJORNALISMO

  • 1º colocado:

            Leandro Faria de Castro Fidelis

            Trabalho: Deixados à beira do caminho

            Veículo: Conexão Safra

 

  • 2º colocado:

            Julio Cezar Huber

            Trabalho: Café com sabor da garra feminina

            Veículo: Revista Negócio Rural

 

VOTO POPULAR

  • 1º colocado:

            Lara Oliveira Rosado

            Trabalho: Caminhoneiros do ES criam cooperativas para enfrentar alta do diesel

            Veículo: A Gazeta

 

  • 2º colocado:

            Denys Lobo Carvalho

            Trabalho: ConlinON: qualidade premiada, do ES para o mundo

            Veículo: Revista Procampo

 

ESTUDANTE

  • 1º colocado:

            Thauane Martins Lima

            Trabalho: Moradias irregulares despertam a atenção na cooperativa capixaba

            Veículo: Jornal Laboratório Universo Ufes

 

O EVENTO

A cerimônia que relevou os nomes dos vencedores foi realizada no Ilha Buffet (Álvares Cabral), destinada a convidados. O momento foi iniciado oficialmente com uma surpresa para o público: uma apresentação cultural com o grupo Alegretto e com os dançarinos Fernando e Thaís, que uniram música e dança contemporânea para interpretar as canções “Nada será mais como era antes”, do cantor capixaba Silva, e “Nada será como antes”, de Milton Nascimento, levando uma mensagem de esperança para o público presente.


O comando de toda a solenidade foi feito pelo jornalista, cronista e apresentador Jace Theodoro. A fala de abertura foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim. O representante destacou a importância da noite, que marcou a retomada do PJC, tanto para o jornalismo quanto para o cooperativismo capixabas.

“Se hoje estamos aqui, celebrando juntos, é porque superamos desafios, cooperamos uns com os outros, corremos atrás dos nossos objetivos e, sobretudo, tivemos esperança pela chegada de tempos melhores. A pandemia deixou as suas marcas no mundo, mas não nos paralisou. O cooperativismo se reinventou, perseverou e nos surpreendeu mais uma vez pelos seus resultados”, disse o presidente.

Depois, foi a vez do superintendente da instituição organizadora, Carlos André Santos de Oliveira, fazer o seu pronunciamento. Ele iniciou a sua participação pedindo um minuto de silêncio em respeito a todas as vítimas da Covid-19. Na sequência, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou como a atuação da imprensa é fundamental para o país.

“O Sistema OCB/ES tem um enorme respeito e uma enorme consideração pelos profissionais da comunicação. Nós respeitamos o trabalho da imprensa livre, que é basilar para democracia do país e para ajudar no controle da transparência. Sem ela, não existe democracia plena. Nós acreditamos muito no trabalho da imprensa livre”, completou.

O coordenador técnico da premiação, professor doutor José Antônio Martinuzzo, também fez uma fala emocionada para os convidados. “Temos que agradecer aos jornalistas, porque se mais vidas não se perderam, se esse país está conseguindo sair numa travessia, isso se deve muito ao trabalho deles. Eu queria agradecer ao Sistema OCB/ES por acolher o jornalismo como algo relevante para a sociedade. Isso é cada vez mais raro e é cada vez mais importante que a sociedade civil e o setor produtivo consigam reconhecer o valor da imprensa”, declarou.

O momento de falas foi seguido pelo anúncio dos vencedores de cada uma das categorias. A cerimônia foi finalizada com uma apresentação musical com a cantora Mariana Coelho, que encantou o Brasil e representou o Espírito Santo no programa The Voice Brasil.

 

RESULTADOS D0 14º PJC

O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba foi criado em 2007, com o objetivo de reconhecer produções jornalísticas cujos temas retratassem esse modelo de negócio. Ao longo da sua história, ele se tornou a maior premiação do setor no estado. 

Neste ano, o PJC contou com a inscrição de 102 trabalhos, em todas as categorias existentes. Somente na votação popular, quando concorreram os cinco trabalhos mais bem avaliados pelo júri de todas as categorias técnicas, foram registrados 17.893 votos, mostrando uma participação ativa da sociedade. 

A iniciativa conta com o patrocínio da Unimed, Selita, Coopeavi, Coocafé, Sicoob ES, Unicred Minas - Espírito Santo e Cooabriel. 


Fotos



Tags

pjc 14pjc premio jornalismo cerimônia premiação vencedores

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop