Carregando...
Espírito Santo

Agenda Institucional do cooperativismo para 2022 é pauta na Comissão Permanente

Comitiva capixaba que foi à Brasília para representar o estado em solenidade do Sistema OCB fez repasse sobre as pautas prioritárias do coop aos deputados


05/05/2022 15:01 - Por Síntia Ott, com informações da Arin
Compartilhe


Da esquerda para a direita, a assessora jurídica Juliana Linhares, o deputado estadual Pr. Marcos Mansur e o assessor de Relações Institucionais David Duarte.


Na manhã da última terça-feira (3/5), a Comissão Permanente de Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) se reuniu para falar sobre a participação de colaboradores do Sistema OCB/ES e do deputado estadual e presidente da comissão, Pr. Marcos Mansur, na solenidade de lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, realizada pelo Sistema OCB em Brasília, no dia 27 de abril.

 

Participaram da comitiva que foi à Brasília, junto com deputado, os colaboradores do Sistema OCB/ES David Duarte e Juliana Linhares e o estagiário Renan Reis. Além do relato do deputado e dos colaboradores sobre suas participações no referido evento, foram assuntos da reunião na Ales a forma de atuação do Sistema OCB no campo das relações institucionais e as principais pautas da Agenda Institucional do Cooperativismo para o ano de 2022.

Durante a reunião, o Sistema OCB/ES foi representado pelo seu assessor de Relações Institucionais, David Duarte, e pela assessora jurídica Juliana Linhares.

O deputado exprimiu o seu encanto crescente com o movimento cooperativista e a alegria que sentiu ao participar do lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, bem como da entrega das principais pautas do modelo de negócio ao Executivo e Legislativo federais. Mansur também ressaltou a importância do cooperativismo capixaba para o desenvolvimento do Espírito Santo e parabenizou o Sistema OCB e a Unidade Estadual pelo trabalho têm realizado.

O assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES falou sobre a forma de atuação do Sistema OCB junto aos Três Poderes. Em seguida, reiterou os reflexos da atuação e alinhamento da Unidade Nacional com o Sistema OCB/ES, organizações que sempre trabalham de forma conjunta.

“O Sistema OCB/ES vê as necessidades que as cooperativas do Espírito Santo possuem e, além de realizar articulações nos municípios e no estado, encaminha para a OCB Nacional pautas prioritárias passíveis de serem analisadas pela bancada federal”, observou David Duarte.

O assessor ainda destacou que existem 44 temas de impacto para o setor cooperativo contemplados na Agenda Institucional do Cooperativismo deste ano, mas que há sete pautas mínimas que deverão ser o foco dos parlamentares: o Ato Cooperativo, as telecomunicações, o crédito, a recuperação judicial, o crédito rural, os seguros e as licitações.

Em seguida, a assessora jurídica Juliana Linhares agradeceu a oportunidade de participar da apresentação da Agenda Institucional do Cooperativismo para 2022 na Ales. Linhares esclareceu que a agenda é o meio pelo qual o Sistema OCB mapeia todos os normativos, proposições legislativas e decisões judiciais que impactam diretamente as cooperativas brasileiras.

A assessora jurídica lembrou que ações que impactam o cooperativismo também são de interesse da sociedade, pois além de terem em sua essência princípios de sustentabilidade, as cooperativas contribuem para geração de empregos e renda, movimentando a economia dos municípios, dos estados e do País.

“Por esses e outros motivos, a Agenda Institucional do Cooperativismo é uma importante ferramenta de diálogo entre o poder público e o cooperativismo, fomentando o nosso modelo de negócio, tornando efetivas as políticas públicas do Estado e trazendo efeitos positivos para a sociedade”, disse Linhares.

Ao final da reunião, o deputado Marcos Mansur retomou a palavra para agradecer a presença dos representantes do Sistema OCB/ES e elogiar o fato de esses colaboradores levantarem pautas e informações que contribuem para a efetividade e constância da Comissão Permanente do Cooperativismo.

Mansur encerrou a sessão declarando que o cooperativismo pode contar com sua ajuda em todas as pautas apresentadas, principalmente as relacionadas às licitações. O deputado considera absurda a proibição da participação de cooperativas nos editais de licitações das prefeituras. Por essa razão, entende ser justo que elas tenham a possibilidade de participar, concorrendo em igualdade com outras empresas.

Com informações da Assessoria de Relações Institucionais (Arin) do Sistema OCB/ES.

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

comissãocoop ales agendainstitucional sistemaocb brasília


Fotos


Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop