O programa Intensive Connection
Latam, realizado em parceria entre o AgTech Garage — maior hub de inovação
especializado no agronegócio na América Latina — e sete empresas líderes em
seus segmentos e com atividades ligadas ao agronegócio, anunciam as 13 startups
que farão parte de uma jornada de cooperação de alto nível nos próximos sete
meses.
Em conjunto com o AgTech Garage,
as empresas brasileiras Suzano, do segmento de papel e celulose, e a
instituição financeira cooperativa Sicredi, a companhia americana de
máquinas John Deere, a marroquina de fertilizantes OCP, a empresa
francesa de saúde animal Ceva, a empresa global de agronegócio e
alimentos Bunge e a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer,
selecionaram startups com tecnologia de ponta para colaborar com seus desafios
de inovação.
Referência no Brasil, o Intensive
Connection é o principal programa de inovação aberta no agro do país e chega
este ano à sua quarta edição. Ao todo, mais de 200 startups latino-americanas
se inscreveram para participar e 33 chegaram a ser finalistas. José Tomé, CEO
do AgTech Garage, conta que o número de inscrições para o Intensive Connection
se manteve no alto patamar atingido em 2021, de mais de duas centenas de
ag&foodtechs, que em sua maioria postularam para mais de um desafio
proposto pelas sete diferentes participantes. A Bayer chegou a ter mais de 100
inscrições para seus desafios. John Deere e Sicredi passaram de 80 cada, e a
OCP superou as 70 inscrições.
“Foi uma edição super competitiva
e que demandou do nosso time e dos parceiros um trabalho a várias mãos para não
perder nenhum detalhe e oportunidade em potencial. Se o parceiro escolhe duas
startups para trabalhar com alto nível de engajamento durante o ano, são as
startups do Intensive Connection. É motivo de imensa satisfação para nós o grau
de comprometimento das companhias com o ecossistema de inovação e com a geração
de valor para as startups”, diz.
Hoje, o AgTech Garage já conta com mais de 900 ag&foodtechs conectadas à
sua plataforma digital e protagoniza com os parceiros da comunidade uma nova
dinâmica em prol da inovação no agronegócio. Henrique Provenzzano, Coordenador
de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, lembra que as startups
selecionadas têm acesso via IC a mentorias, networking, eventos exclusivos,
conexões e todo o apoio do AgTech Garage e dos parceiros corporativos para
aperfeiçoarem suas soluções e ganharem escalabilidade ao longo do programa que
visa a potencialização das startups.
A proximidade entre as companhias
e as ag&foodtechs durante o Intensive Connection pode resultar ainda em
provas de conceito (POCs), negócios, co-desenvolvimento de novas soluções
tecnológicas e até mesmo investimentos, tudo para impulsionar a
sustentabilidade e competitividade do agronegócio. O programa Intensive
Connection é equity free, ou seja, não requer participação acionária nas
startups.
Este ano, além de todo este
suporte conferido pelo AgTech Garage, será incorporada ao programa a interação
de diferentes áreas das companhias com o hub. “Por definição, a inovação aberta
vai além dos muros das organizações, mas é preciso intensificar a transformação
de dentro para fora. Mantendo contato com as áreas de Recursos Humanos,
Jurídico, TI, Comunicação e Suprimentos dos parceiros, queremos ajudar a potencializar
a estratégia de inovação desenhada pelos catalisadores e lideranças que já
interagem conosco”, diz Provenzzano.
Outra novidade é a volta dos
encontros presenciais entre os catalisadores do programa e o time do AgTech
Garage. No primeiro Innovation Talks desta edição, o grupo teve a oportunidade
de discutir metodologias de gestão para os projetos e cases de sucesso de
edições anteriores frente a frente. “É uma grande oportunidade estarmos
presencialmente juntos de novo e um dos focos da conversa foi na gestão ainda
mais colaborativa dos projetos do Intensive Connection, com os Innovation
Partners compartilhando diferentes metodologias de gestão da inovação”, conta
Provenzzano.
A troca de experiências entre os parceiros vem ganhando densidade ano a ano, com a maturidade do programa e das empresas participantes (seis já haviam participado de edições anteriores). A mais nova ingressante é a John Deere, que se somou em 2022 ao seleto grupo de empresas que realizam o Intensive Connection ao lado do AgTech Garage.
SICREDI: IMPULSIONANDO UM FUTURO
SUSTENTÁVEL
O Sicredi, pautado pelos
princípios do cooperativismo e pela sua estratégia de gestão sustentável,
selecionou, desta vez, a VEGA e a Busca Terra. As duas startups têm soluções para
diagnosticar o potencial do pequeno produtor na geração de créditos de carbono
e acesso a Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). No caso da VEGA, o core é
a entrega de dados cadastrais cruzados com uma visão geo espacial das
propriedades agrícolas, com o objetivo de fazer a rastreabilidade de origem da
cadeia produtiva do agronegócio integrada a indicadores de sustentabilidade
dentro de sistemas ERP. Já a Busca Terra é uma agtech que mira a mitigação de
riscos em operações financeiras de imóveis rurais por meio da integração,
análise e disponibilização de informações sobre estes ativos agrícolas.
Para Luis Henrique Veit,
superintendente de Agronegócio do Sicredi, fica evidente a evolução na
maturidade e qualidade dos pitchs das agtechs nesses quatro anos de parceria
com o Agtech Garage. “Foi um grande desafio selecionar apenas duas startups
finalistas e nossa régua foi lá no alto. Nós vemos um grande potencial de
entrega de resultados nas soluções da VEGA e da Busca Terra, que se conectaram
instantaneamente com a estratégia agro do Sicredi, com as iniciativas internas
mapeadas e oportunidades identificadas junto aos nossos associados agro”, diz.
Segundo Veit, a participação
ativa do AgTech Garage na seleção também foi fundamental para fazer a curadoria
das startups. “Vale destacar a excelência do time do AgTech Garage na condução
do processo, contribuindo com metodologias e ferramentas de avaliação das
startups, que nos auxiliou para a tomada de decisão”, afirma.
Tags
sicredi evento startupsFonte: Sicredi