Carregando...
Espírito Santo

Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022 será lançado na próxima quarta (21)

Disponibilização da publicação ocorrerá durante live no canal do Sistema OCB/ES no YouTube, a partir das 16h


16/09/2022 10:47 - Por Renan Chagas
Compartilhe


Está chegando a hora de conhecer o impacto gerado pelo movimento cooperativista no Espírito Santo! Na próxima quarta-feira (16/9), o Sistema OCB/ES vai lançar o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022, publicação que compila os principais indicadores e dados sobre esse modelo de negócio, permitindo visualizar a sua evolução ao longo dos últimos anos. A nova edição será disponibilizada durante uma live realizada no canal do Sistema OCB/ES no Youtube, a partir das 16h.

CLIQUE AQUI para ativar o lembrete e receber uma notificação assim que a transmissão começar.

Entre as informações que serão apresentadas em primeira mão para o público que acompanhar o evento ao vivo está a participação desse modelo de negócio na Produto Interno Bruto (PIB) nominal capixaba, a movimentação econômica das cooperativas, o número de cooperados e colaboradores que integram o movimento e a contribuição feita por meio de impostos e taxas.

O anuário também traz um panorama geral sobre o movimento no mundo, no Brasil e, especialmente, no Espírito Santo. Além disso, conta com um recorte de cada um dos sete ramos de atuação do cooperativismo capixaba, trazendo informações específicas, como os principais produtos ou serviços por ordem de faturamento e dados demográficos. Além disso, foram elaboradas reportagens que mostram como as cooperativas vêm seguindo as principais tendências de mercado.

O lançamento da publicação é fruto do Censo Cooperativista 2022, realizado no primeiro semestre deste ano pela equipe técnica do Sistema OCB/ES, que coletou dados referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. A coordenação técnica é realizada pela professora doutora Arilda Teixeira.

O diretor executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destaca a relevância desse material. “Conhecemos na prática toda a transformação que o cooperativismo provoca e todo o potencial que ele possui. Com o nosso anuário, conseguimos mostrar tudo isso em forma de números, que ajudam a compreender melhor a nossa contribuição para o desenvolvimento do estado e cria subsídios para buscar evoluirmos ainda mais”, pontua.

 

PROGRAMAÇÃO

Além de conhecer todo esse impacto, os participantes da live de lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba também vão ter acesso a discussões sobre temas de alta relevância para o mercado e para esse modelo de negócio. O bloco de abertura contará com uma palestra com o tema “Cenário econômico e tendências globais”, conduzida pelos profissionais Ricardo Frizera (head do Folha Business) e Felipe Caroni (diretor executivo do Instituto Futura).

O momento contará, ainda, com a presença da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, que vai trazer o panorama nacional do cooperativismo e falar sobre a meta do coop de alcançar R$ 1 trilhão em prosperidade até 2027. O encontro será encerrado com uma palestra com o presidente executivo da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Ronald Dauscha, que levará para debate o tema “Gestão e inovação: dois focos para a alcançar a competitividade”.

O evento também vai garantir certificados de participação para preencher e enviar o formulário disponibilizado durante a transmissão.

 

SERVIÇO

Lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022

  • Quando: próxima quarta-feira (21/9)
  • Horário: 16h
  • Formato: virtual
  • Local: canal do Sistema OCB/ES no YouTube (clique aqui para acessar)

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop