Carregando...
Brasil e Mundo

Assembleia da Infracoop destaca resultados de 2021

O coordenador em Energia e Meio Ambiente do Sistema OCB, Marco Olívio Morato esteve presente no evento


20/06/2022 15:48
Compartilhe
Assembleia da Infracoop destaca resultados de 2021

Na última sexta-feira (10), o Sistema OCB participou da Assembleia da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), em Porto Alegre (RS). O evento apresentou dados da atuação das cooperativas e, além do desempenho econômico-financeiro positivo, os processos junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também tiveram destaque.

As principais conquistas, segundo o presidente da Infracoop, Jânio Vital Stefanello, são a inclusão de coops nos benefícios da Lei da Geração Distribuída (14.300/22) em condição de permissionárias e a não constituição de conselhos de consumidores. Em 2021, a entidade atendeu 748.033 estabelecimentos rurais, com mais de 20 mil novas redes de ligações, que resultaram em um incremento no consumo de energia de 1,75% se comparado a 2020. “Mais de 3 milhões de brasileiros do campo recebem agora energia de qualidade, graças ao empenho das cooperativas”, afirmou.

Para Stefanello, “a consolidação do trabalho das 68 cooperativas do segmento está ocorrendo graças ao reconhecimento do Governo Federal e do Congresso Nacional, além do acolhimento aos nossos pleitos pela Aneel”. Ele destacou, que a Infracoop continuará “vigilante e empenhada para que as cooperativas continuem sendo vistas como uma das promotoras do desenvolvimento regional e rural do país”. O presidente agradeceu ainda a confiança e apoio da OCB e suas unidades estaduais.

O coordenador em Energia e Meio Ambiente do Sistema OCB, Marco Olívio Morato, analisou que “o trabalho técnico e político desenvolvido pela Infracoop é fundamental para que a OCB possa realizar de maneira precisa a defesa das cooperativas de distribuição de energia e, consequentemente, fortalecer o cooperativismo nacional”.

“Importante destacar os trabalhos realizados no último ano pela Infracoop, pelas federações e as pelas cooperativas. São pouco divulgados, mas de grande benefício social”, declarou o presidente Danilo Pasin, da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo (Fecoeresp).

Já a fala do presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Mato Grosso do Sul (Fecoerms), Jorge Luis Soares Barbosa, foi no sentido de manter os ritos que estão adotados pela entidade. “Com a Infracoop e com o apoio do Sistema OCB poderemos conquistar, também, os pleitos das cooperativas autorizadas. Estamos no caminho certo”, ressaltou.

Por sua vez, o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio Grande Sul (Fecoergs, Erineo José Hennemann, salientou que o trabalho não pode parar. “Estas conquistas vão garantir o nosso futuro e isto também depende de nós. Precisamos continuar integrados para cada vez mais consolidar o trabalho das cooperativas”.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Rio de Janeiro, Helon Martins; do vice-presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarina (Fecoerus), Walmir João Rampinelli; e dos conselheiros Iloir de Pauli, da Ceriluz (RS) e Hugo Ferraz da Silveira, da Ceripa(SP).

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop