Carregando...
Espírito Santo

Atenção, cooperativa: falta menos de um mês para atualizar seus dados no Sou.Coop

O censo deve ser respondido até o próximo dia 27. Informações vão compor o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022


05/05/2022 14:24 - Por Síntia Ott
Compartilhe



As cooperativas capixabas registradas no Sistema OCB/ES têm até o dia 27 de maio para realizarem a atualização de seus dados no portal Sou.Coop. Quanto mais cooperativas realizarem o preenchimento do Censo Cooperativista 2022, mais fácil se tornará medir a força do cooperativismo. Isso porque a adesão ao Censo está diretamente relacionada à geração de informações que permitem acompanhar a evolução e a competitividade do cooperativismo brasileiro com mais precisão.

 

O Sou.Coop e o Censo são inciativas Sistema OCB Nacional colocadas em prática com o auxílio das Unidades Estaduais. No Espírito Santo, o Sistema OCB/ES incentiva, orienta e auxilia as cooperativas a participarem da coleta de dados que ocorre anualmente em todos os estados do País.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, explica que a atualização dos dados contribui para a compilação de informações tanto em âmbito nacional quanto estadual.

“É imprescindível que as cooperativas participem regularmente do Censo Cooperativista. Além de fornecerem dados essenciais para o monitoramento do cooperativismo nacionalmente, esse levantamento é a fonte da maior parte das informações publicadas no Anuário do Cooperativismo Capixaba, que este ano chega à sua terceira edição”, lembra a liderança.

Além da publicação do anuário, o preenchimento do Censo é um dos itens que garante a regularidade das cooperativas capixabas junto ao Sistema OCB/ES. “A adimplência é um dos requisitos para as nossas cooperativas usufruírem de todos os serviços e da infraestrutura disponibilizada às cooperativas pelo Sistema OCB/ES. Participar do Censo é um dos passos necessários para atingir essa adimplência”, esclarece o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.


PASSO A PASSO

Preencher o Censo Cooperativista se tornou uma tarefa mais fácil após melhorias vislumbradas e implementadas pelo Sistema OCB e pelo Sistema OCB/ES. Hoje, a coleta dos dados está concentrada no portal Sou.Coop.

As cooperativas deverão acessar o ambiente virtual e ir até a opção "Anuário do Cooperativismo", onde estão contidas questões sociais, financeiras, técnicas e comerciais comuns a todos os estados, que unificam e mostram a força do movimento pelo Brasil.

Após preenchê-las, a cooperativa deverá acessar a última aba de informações, onde consta o link do questionário complementar do Espírito Santo, que coletará dados com as informações específicas das coops capixabas, valorizando os produtos e serviços locais. O preenchimento desse formulário é fundamental para a elaboração da 3ª edição do Anuário do Cooperativismo Capixaba, e os indicadores servirão como base para a elaboração de discursos, construção de ideias, criação de projetos e defesa desse modelo de negócio.

Abaixo, confira o resumo do passo a passo:

  • Acesse a plataforma Sou.Coop;
  • Entre na página de registro da sua cooperativa;
  • Ao final da página, clique em Anuário do Cooperativismo;
  • Alimente as informações aplicáveis à sua cooperativa nas abas dispostas, bem como no formulário, cujo link consta na aba UE – Dados Complementares;
  • Após completar as abas e o formulário online complementar, não esqueça de clicar em “Submeter suas informações”.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Para mais detalhes, fale com a Unidade de Inteligência, Dados e Estatística (Uide) do Sistema OCB/ES através dos contatos:

  • WhatsApp Gedec Sistema OCB/ES: (27) 99778-3885
  • E-mail: gedec@ocbes.coop.br


Tags

sou.coop censo anuário adimplência

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop