Carregando...
Espírito Santo

Casa do Cooperativismo Capixaba recebe visita de estudantes de São Gabriel da Palha

Os alunos puderam conhecer mais sobre a história do cooperativismo e entender a atuação do Sistema OCB/ES enquanto representante das cooperativas do estado


12/03/2025 13:59 - Por Emilly Rocha
Compartilhe
Foto: Sistema OCB/ES

Na tarde da última terça-feira (11/3), a Casa do Cooperativismo Capixaba recebeu a visita de grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ilda Ferreira Martins, de São Gabriel da Palha. O objetivo do encontro foi apresentar aos estudantes o trabalho que o Sistema OCB/ES presta para as cooperativas capixabas e explicar como funciona, na prática, o modelo de negócio cooperativista.

Os estudantes, que são da turma do segundo ano do ensino médio, também fazem o curso técnico de Administração integrado. Na grade curricular, eles possuem a disciplina de Cooperativismo. E foi pensando em contribuir para a formação nessa disciplina que a escola decidiu trazer o grupo de alunos para conhecer o Sistema OCB/ES que, de acordo com a diretora Lucinéia Braun, é o “centro de tudo”.

“O nosso município é formado quase 100% por cooperativas.  As famílias dos nossos alunos estão muito ligadas ao cooperativismo. Algumas são associados a mais de uma cooperativa. Como esses alunos estão iniciando o ano com essa disciplina de Cooperativismo, nós escolhemos fazer a primeira visita técnica no Sistema OCB/ES”, afirmou a diretora.

Na visita à sede, os alunos foram recepcionados pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista da organização estadual, Valdemar Fonseca. Em sua fala de abertura, ele alertou os alunos sobre os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho e ressaltou o poder do cooperativismo, enquanto modelo de negócio que promove transformação.

“Existem empresas de vários formatos, e um deles são as cooperativas. Elas são empresas constituídas no modelo cooperativo, formadas por pessoas que se unem com um objetivo em comum para resolver uma necessidade que é de todos. É por meio das cooperativas que temos a distribuição igualitária de resultados. São negócios que, de fato, estão comprometidos com a sociedade, nos quais a riqueza gerada volta para as comunidades. O diferencial do coop é provocar a transformação”, salientou.

Em seguida, quem assumiu o comando foi o analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES Paulo Cabral. Antes de começar sua palestra, o técnico realizou uma dinâmica de descontração para que os jovens pudessem se conectar.

Cabral ministrou uma palestra que deu um panorama geral sobre o cooperativismo moderno, desde o seu surgimento, no século XIX, passando pela sua chegada no Brasil e no Espírito Santo e falando, inclusive, do momento de criação da entidade representativa das cooperativas no Brasil – a Organização das Cooperativas Brasileiras.

O analista também explicou o funcionamento da organização estadual, detalhando quais os tipos de serviços ela presta e qual é o seu propósito. Ao final da palestra, os alunos puderam participar de um quizz.

A diretora da escola reforçou a relevância dos conhecimentos que os alunos puderam adquirir durante a palestra. “Para eles é muito importante conhecer como realmente funciona o modelo de negócio e saber um pouco mais da história dele, além de curiosidades. No dia a dia da escola, como também há outras disciplinas na grade, eles acabam não tendo tanto tempo assim para compartilhar todas as informações”, afirmou Lucinéia Braun.

Ela mencionou, ainda, que a imersão no modelo de negócio cooperativista também é uma tentativa de preparar os estudantes para que aproveitem as oportunidades existentes no município.

“Queremos envolver eles bastante com o tema porque o cooperativismo tem tudo a ver com o curso de Administração. É importante envolvê-los nessa discussão porque o objetivo é que os jovens permaneçam no nosso município. Para isso, eles devem estar preparados para aproveitar as oportunidades que as cooperativas ofertam em São Gabriel da Palha. Assim, quem sabe, no futuro venham a ser futuros cooperados, colaboradores e dirigentes de cooperativas”, acrescentou.

 


Tags

sistema ocbes visita

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop