Carregando...
Espírito Santo

Colaboradores do Sistema OCB/ES aprendem a desenvolver e formalizar projetos na ferramenta Canvas

Atividade faz parte do conjunto de capacitações internas relacionadas ao Planejamento Estratégico (PE) da Unidade Estadual


05/05/2022 14:52 - Por Síntia Ott
Compartilhe



Na tarde dessa quarta-feira (5/5), colaboradores do Sistema OCB/ES participaram de mais uma capacitação relacionada ao Planejamento Estratégico (PE) da organização, dessa vez sobre a modelação de projetos na ferramenta Canvas. A ação faz parte de uma série de atividades internas organizadas pela Unidade de Gestão Estratégica e Processos (Ugep), responsável por coordenar a implementação e consolidação de todas as iniciativas voltadas à operacionalização do PE do Sistema OCB/ES.

 

O consultor de Gestão Estratégica que acompanha o PE da organização, Renato Lima, contextualizou a importância de alinhar os projetos e processos à estratégia da organização. O profissional ainda explicou que um bom planejamento estratégico deve responder às seguintes questões: aonde quer chegar; o que, como e quando deve ser feito; quanto custará; para quem é; por quem e onde será realizado; e o porquê de ser executado.

 

O Canvas foi enxergado como um instrumento propício para responder a questões como essas. E já que a proposta é formalizar os projetos do PE do Sistema OCB/ES, a ferramenta foi usada para treinar os colaboradores da organização.

 

“Neste ano iniciamos o desdobramento dos projetos do PE no formato do mapa Balanced Scorecard (BSC), e a intenção é formalizar os projetos vinculados a ele. O Canvas é uma ferramenta que nos ajuda a iniciar esse trabalho de tirar projetos do campo das ideias para o da prática, envolvendo colegas de diversas áreas nas entregas das etapas que estão previstas”, explica Renato Lima.

 

Emilay Silva, estagiária e integrante da equipe da Uide do Sistema OCB/ES, ajudou a propor e a desenvolver o evento, e afirma que a atividade mostrou a importância dos projetos dentro do contexto estratégico e necessidade de desenvolvê-los de maneira otimizada e ágil para alcançar um objetivo exclusivo.

 

Para ajudar os colaboradores a fixarem o conhecimento, foi realizada uma dinâmica, em que dois grupos destrincharam projetos do Sistema OCB/ES já existentes dentro da estrutura do Canvas. Na avaliação de Emilay Silva, a performance dos participantes foi satisfatória.

 

“Foi notória a interação da equipe presente. Durante a dinâmica que teve como objetivo formalizar projetos já existentes no Sistema OCB/ES, a equipe mostrou-se bastante empenhada e engajada para aplicar na prática a explicação teórica exposta pelo consultor Renato Lima. São sempre muito bacanas esses momentos interativos que permitem desenvolver ainda mais o PE da nossa organização”, conta.

 

O analista contábil do Sistema OCB/ES Henrique Gasparini foi um dos colaboradores que esteve no encontro, e considerou sua experiência como participante positiva, principalmente devido ao formato colaborativo da atividade.

 

“Participar dos treinamentos promovidos pela Ugep é uma experiência única. A ferramenta Canvas agregou muito ao meu conhecimento sobre estruturação e planejamento de projetos. O trabalho em equipe complementa o aprendizado, oportunidade em que podemos trocar ideias com os colegas e observar a complexidade dos projetos”, conclui.

 

Essa foi a primeira turma realizada pela instituição sobre o tema, que contou com parte da equipe de trabalho. Para garantir que o conhecimento e o acesso a essa experiência cheguem a todos os colaboradores, um novo momento será realizado pela Ugep na próxima semana.


Fotos



Tags

planejamento estratégia capacitação projetos canvas

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop