Carregando...
Espírito Santo

Colaboradores e alta gestão do Sistema OCB/ES repactuam compromisso com a estratégia da organização

Em encontro presencial, lideranças e setores da Unidade Estadual conheceram o plano de trabalho e as novidades de 2023


02/02/2023 15:05 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Em busca da manutenção do atendimento de excelência às cooperativas capixabas e da melhoria contínua de seus processos, o Sistema OCB/ES continua investindo no seu planejamento estratégico (PE). Uma das principais frentes de ação têm sido a capacitação dos colaboradores da organização, a fim de que os setores assimilem cada vez mais a importância de se atuar em consonância com as diretrizes estratégicas da Unidade Estadual.

Por essa razão, na última terça-feira (31), foi realizado o X Encontro de Gestão: kickoff 2023. Os colaboradores, a presidência e a diretoria executiva se reuniram no auditório do Sistema OCB/ES para repactuarem o seu compromisso com a estratégica que guia as atividades realizadas pelos setores das áreas meio e finalística. Essa é uma forma de manter as equipes engajadas em aumentar a produtividade e o crescimento da organização.

Na oportunidade, o consultor Renato Lima, profissional responsável por assessorar a condução das atividades referentes ao tema no Sistema OCB/ES, apresentou as novidades de 2023. Foram realizadas melhorias na cadeia de valor da organização, e o painel de indicadores estratégicos e operacionais foi incrementado por um conjunto de indicadores de controle.

De acordo com Lima, os indicadores estratégicos estão diretamente vinculados aos desafios e metas do mapa estratégico do Sistema OCB/ES. Já os operacionais estão associados a processos com metas definidas. Já os de controle, embora também vinculados aos processos, não estarão atrelados a metas. Isso porque o objetivo do novo conjunto de indicadores não é alcançar metas, mas permitir um melhor acompanhamento das ações estratégicas.

O consultor também apresentou o plano de trabalho do PE para 2023 e adiantou que, ao longo ano, o portfólio de projetos da organização será revisado.

 

ALTA GESTÃO ENGAJADA

À esquerda, Dr. Pedro Scarpi Melhorim (presidente); e à direita, Carlos André Santos de Oliveira (diretor-executivo).

Além dos colaboradores, participaram do encontro o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, e o diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira. As lideranças têm acompanhado as atividades in loco por se tratar de uma iniciativa proposta e incentivada pela própria diretoria. O presidente avalia a evolução da estratégia da Unidade Estadual com bons olhos.

“Estamos em uma fase metodológica bem madura do nosso PE. Desde 2017, quando os trabalhos começaram, muitas melhorias já foram realizadas. Os resultados foram comprovados em uma pesquisa de satisfação realizada em novembro de 2022 junto às cooperativas capixabas. O Sistema OCB/ES alcançou a marca de 94% no índice de encantamento e 9,67 pontos na escala de satisfação. Ambos são considerados índices de excelência”, pondera Melhorim.

Também extremamente comprometido com a estratégia do Sistema OCB/ES, Carlos André explica a conexão estreita que existe entre o propósito, a estratégia e a forma de atuação da organização.

“O nosso propósito é promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas capixabas. Para que isso ocorra, é necessário aprimorarmos todos os processos que impactam a estratégia da nossa organização. Mas como? Fazendo mais com menos, sempre com assertividade, inteligência e cooperação”, avalia.

 

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

#planejamentoestratégico #estratégia #escontrodegestão

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop