Carregando...
Espírito Santo

Comitiva de Rondônia realiza intercâmbio para conhecer atuação e ações do Sistema OCB/ES

As quatro visitantes estão conversando com colaboradores de diferentes setores da Unidade Estadual do Espírito Santo


24/11/2022 13:55 - Por Renan Chagas
Compartilhe



Uma comitiva formada por membros da Unidade Estadual do Sistema OCB de Rondônia chegou ao Espírito Santo para conhecer o modo de atuação, os projetos e demais ações desenvolvidas pelo Sistema OCB/ES no que tange à defesa e fortalecimento do cooperativismo capixaba. A equipe chegou na manhã desta quinta-feira (24/11) à sede da instituição para uma série de atividades programadas.


Participam da visita a analista de Gestão de Pessoas, Caena Rodrigues Oliveira; a assessora de Comunicação, Maria Odete Barbosa; a analista de Planejamento Estratégico e Orçamentário, Simone Medeiros Duarte; e a secretária geral do Sistema OCB/RO, Ivone Gomes de Oliveira. O objetivo é conhecer boas práticas adotadas no Espírito Santo que podem contribuir para o trabalho realizado pela Unidade Estadual de Rondônia.


A recepção da comitiva foi realizada pela equipe de trabalho do Sistema OCB/ES, que também apresentou as iniciativas que vêm gerando bons resultados para o coop capixaba. No primeiro momento, foi realizada uma contextualização do cooperativismo no estado, trazendo os principais números e conquistas com base no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022.


Na sequência, a Gerência de Desenvolvimento Cooperativista (Gedec) mostrou em detalhes o trabalho que é colocado em prática pelo setor nos pilares de monitoramento, formação profissional e promoção social, focadas no desenvolvimento humano e organizacional. O primeiro dia foi finalizado com a explicação sobre a governança da Unidade Estadual do Espírito Santo e da gestão de pessoas, além de um momento de bate-papo para sanar dúvidas.


A visita seguiu nesta sexta-feira (25/11), com uma apresentação da Gerência Administrativa Financeira do Sistema OCB/ES, com enfoque em atividades administrativo-financeiras e de tecnologia da informação. Em seguida, a Assessoria de Comunicação da Unidade Estadual falou sobre as diversas iniciativas do setor, tanto internamente quanto para o público externo, e como se dá o atendimento realizado diretamente às cooperativas – que é um diferencial capixaba.


“Acompanhamos o Sistema OCB/ES há bastante tempo. O trabalho da organização é um espelho para muitas outras unidades estaduais. Acredito que toda a equipe de Rondônia também tenha esse espelho, porque chegamos ao consenso de visitar o Espírito Santo. A experiência está sendo tudo o que esperávamos. A troca de conhecimentos com as áreas está sendo muito proveitosa. Pegamos dicas não imaginávamos para implementar em Rondônia, para nos desenvolvermos ainda mais”, destacou a assessora de comunicação do Sistema OCB/RO, Maria Odete Barbosa.


ES COMO EXEMPLO 


O Sistema OCB/ES tem ganhado cada vez mais destaque pela sua atuação, que contribui diretamente para os resultados positivos conquistados pelas cooperativas locais e, consequentemente, para o cooperativismo de forma geral. Essa é a segunda comitiva de Rondônia que a Casa do Cooperativismo Capixaba recebe este mês. Na última semana, membros do Sistema OCB/RO, do Central Sicoob Norte e integrantes de cooperativas educacionais vieram ao estado conhecer o Programa Cooperativa Mirim.  

 

Em outubro, parte da equipe de Mato Grosso do Sul também veio ao estado para o compartilhamento de experiências entre as unidades. Já em junho, foi a vez de um grupo do estado de Goiás chegar à sede do Sistema OCB/ES para conhecer as boas práticas da organização. Além disso, a Unidade Estadual vem recebendo visitas de estudantes de graduação interessados em obter mais informações sobre o modelo de negócio cooperativista.



Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop