Carregando...
Espírito Santo

Comitiva internacional visita regiões produtoras de café no Espírito Santo

Um dos destinos foi a Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil. Sustentabilidade e qualidade estão entre os requisitos valorizados


31/05/2023 10:11 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

Ao longo desta semana, dirigentes da União Europeia e da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos) estão participando de uma imersão nas regiões produtoras de café no Espírito Santo. A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O grupo chegou ao solo capixaba após participar do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). As visitas dos dirigentes estrangeiros são uma oportunidade para o Espírito Santo demonstrar a sustentabilidade e qualidade da sua cafeicultura.

Nos dias 28 e 29 de maio, os analistas Alexandre Ferreira e Creiciano Paiva representaram o Sistema OCB/ES nas atividades realizadas junto à comitiva. Durante os dois dias, foram feitas visitas na Fazenda Venturim e na Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, sendo as duas localizadas em São Gabriel da Palha.

Além dos dois colaboradores da organização, estavam presentes Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA; Vanusia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes; Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e superintendente na Tristão Cia de Comércio Exterior; Marcos Mattos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.

A comitiva internacional ficará no Espírito Santo até esta quarta-feira (31), visitando mais propriedades que produzem café conilon e arábica nas regiões Sul, Serrana, Caparaó e Noroeste do estado.

 


Fotos



Tags

#café #cafeicultura #comitiva #visitas

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop