Carregando...
Espírito Santo

Conheça as propostas do cooperativismo capixaba para os candidatos nas Eleições 2022

Documento compila sugestões que visam fomentar o crescimento e a competitividade das cooperativas no Espírito Santo


23/09/2022 13:36 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Conheça as propostas do cooperativismo capixaba para os candidatos nas Eleições 2022

As cooperativas capixabas movimentaram mais de R$ 8,4 bilhões em ingressos e receitas em 2021, o equivalente a 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Espírito Santo. No mesmo ano, esses empreendimentos recolheram R$ 553 milhões em impostos e taxas, incrementando as receitas públicas municipais estaduais e federais com o recolhimento de tributos. As informações constam no Anuário do Cooperativismo capixaba 2022.

 

Com o intuito de impulsionar esses indicadores e colaborar com a construção de políticas públicas voltadas ao crescimento e desenvolvimento das cooperativas capixabas, o Sistema OCB/ES elaborou um documento com propostas para os candidatos nas Eleições de 2022. O documento está alinhado às diretrizes do Sistema OCB, organização que representa e defende o cooperativismo a nível nacional, e pode ser acessado gratuitamente em sua versão digital (clique aqui para acessar).

 

Além de contextualizar sobre o papel da OCB/ES e trazer informações relevantes sobre o cooperativismo no Espírito Santo, a publicação elenca um conjunto de diretrizes e propostas do modelo de negócio no estado.

 

O documento ressalta que as políticas públicas devem considerar as especificidades e demandas do setor, como a compreensão da legislação cooperativista, com destaques para a Lei Geral do Cooperativismo e a lei que instituiu a política estadual do cooperativismo no Espírito Santo.

 

Também estão na lista de propostas a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do potencial econômico das cooperativas, fomentando seus mercados, gestão e produtos por meio de programas de incentivo.

 

No âmbito do relacionamento institucional, o Sistema OCB/ES propõe que exista uma maior interlocução do Poder Público com as cooperativas de todos os sete ramos do movimento, por meio de diálogos articulados pela Unidade Estadual. No Legislativo capixaba, a organização irá continuar defendendo os interesses do cooperativismo, e espera que os futuros eleitos possam vetar ou propor melhorias para qualquer projeto de lei que possa vir a comprometer o funcionamento ou desenvolvimento das cooperativas no estado.

 

A seguir, confira algumas propostas específicas, destinadas a atender às demandas de diferentes ramos e segmentos do cooperativismo capixaba.

 

 

Agropecuária

 

A fim de fortalecer o cooperativismo agropecuário, foi proposto que os candidatos considerem realizar ajustes na tributação estadual sempre que necessário, fortalecendo a agroindústria cooperativista; criar mecanismos de incentivo e aumento na aquisição de alimentos das cooperativas via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); investir em pesquisas e assistência no campo; criar e manter o mapeamento de culturas agropecuárias, entre outras sugestões.

 

 

Crédito

 

Para estimular o crescimento das instituições financeiras cooperativas, o Sistema OCB/ES propõe que os candidatos das Eleições 2022 pelo Espírito Santo contemplem em seus projetos de governo a flexibilização, dentre de limites legais, da movimentação de recursos estaduais do Legislativo e do Executivo por cooperativas de crédito. Outra proposta, também atinente às cooperativas agropecuárias, é a ampliação e qualificação de ações de apoio e acesso ao crédito por agricultores, reduzindo demandas sobre os orçamentos públicos.

 

Transporte e energia

Pensando nas cooperativas capixabas que realizam atividades de transporte, o Sistema OCB/ES sugere que o transporte escolar seja reconhecido como um serviço de natureza contínua, permitindo a existência de contratos com períodos prolongados e renováveis. Além disso, a organização defende a criação e ajuste de legislações estaduais de mobilidade urbana para atender às demandas de cooperativas que fornecem serviços de transporte via aplicativos.

Outra sugestão que favorece não só as cooperativas de transportes, mas todas que dependem de um escoamento funcional e ágil de produtos, são investimentos estruturantes em mobilidade urbana e logística rodoviária e marítima, visando à redução de custos operacionais e logísticos.

O Sistema OCB/ES também incentiva que os candidatos às eleições levem em consideração a relevância do desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

 

PROPOSTAS PARA UM BRASIL MAIS COOPERATIVO

O documento elaborado pelo Sistema OCB/ES também possui um capítulo que reverbera as propostas para a construção de um Brasil mais cooperativo, já que o cooperativismo capixaba faz parte de um movimento maior, o cooperativismo brasileiro, que por sua vez faz parte da rede global cooperativista.

Organizadas em cinco eixos, as propostas elaboradas pela Unidade Nacional do Sistema OCB defendem que as cooperativas brasileiras sejam reconhecidas como um modelo econômico de desenvolvimento sustentável e que elas possam ser protagonistas de uma nova etapa na política brasileira, contribuindo com a construção de bases sólidas para o impulsionamento socioeconômico do País.

Para multiplicar e harmonizar a participação e representação do cooperativismo nas esferas públicas, o Sistema OCB recentemente lançou o Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro – Eleições 2022. A iniciativa foi coroada com o disponibilização do site eleicoes2022.coop.br, que reúne uma série de informações para ajudar candidatos e eleitores a tomarem decisões assertivas, conscientes e favoráveis para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro nas eleições deste ano.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop