Carregando...
Espírito Santo

Conheça o Projeto Água Limpa + Saúde

Intercooperação, inovação, sustentabilidade, meio ambiente, parcerias, saúde e bem-estar social embasam o projeto que é realizado em todo o Estado do Espírito Santo


17/05/2022 17:28
Compartilhe
Conheça o Projeto Água Limpa + Saúde

O sexto princípio do cooperativismo, intercooperação, é uma das formas para que o Projeto Água Limpa + Saúde alcance o maior número de produtores dentro do estado do Espírito Santo, já que ele foi desenvolvido pelo Sicoob ES e tem como parceiras as cooperativas Coocafé, Cooabriel, Coopeavi, Unimed, o Sistema OCB/ES e a empresa Fortlev.

Através do projeto, que atua na problemática de contaminação de solo, esgoto doméstico sem destinação correta e o impacto dessas ações na saúde dos produtores rurais e familiares, as cooperativas assumem o papel de difundir conhecimento através do trabalho realizado a campo e também oportuniza que os associados participem do projeto adquirindo o biodigestor da marca Fortlev, de acordo com a necessidade da propriedade, com preços e condições exclusivas, além de se adequarem às legislações e órgãos de saúde e sanitários. Dessa forma, tanto as cooperativas quanto o produtor ajudam o meio ambiente, que é uma das principais motivações para a realização do projeto.

O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob, e o produtor poderá financiar o biodigestor em até 36x, sem juros. O cooperado Coocafé pode adquirir o biodigestor nas unidades comerciais capixabas (Ibatiba, Iúna, Irupi, Brejetuba e Guaçuí). O analista de desenvolvimento cooperativista, Ailton Ribeiro, tem visitado comunidades rurais junto com os consultores técnicos da Coocafé e disseminado a informação para os associados, esclarecendo dúvidas e conscientizando sobre a importância do projeto para a sustentabilidade da propriedade.

Para o diretor de produção e comercialização da Coocafé, Pedro Araújo, esse projeto é de extrema importância, “está alinhado com a missão da cooperativa, que é melhorar a qualidade de vida dos associados e seus familiares, e com ações que a cooperativa já realizava, por isso temos convicção de que agregará muito para os cooperados e dessa forma continuaremos a educar e conscientizar quanto aos cuidados com o meio ambiente em que estão inseridos”.

As parcerias reforçam o compromisso em promover a sustentabilidade: “O engajamento em conjunto na disseminação de informações que proporcionem melhor qualidade de vida e saúde do produtor, a preservação dos recursos hídricos concretiza o papel das cooperativas de trabalharem em prol do bem comum. Não somente os produtores, mas toda a sociedade vai colher os bons frutos dessa iniciativa, assim como as gerações futuras. Esperamos que haja uma ampla adesão nos próximos meses e estamos atuando para facilitar o acesso aos equipamentos”, destaca Alecsandro Casassi, Superintendente Operacional do Sicoob ES.


Tags

projeto sustentabilidade sicoob

Fonte: Coocafé

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop