Carregando...
Espírito Santo

Cooabriel distribui mais de meio milhão de reais em prêmios a produtores de cafés sustentáveis

A premiação é destinada aos produtores de cafés sustentáveis, inseridos na certificação 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira), no ano de 2022


23/01/2023 13:24
Compartilhe
Foto: reprodução/Cooabriel

A Cooabriel realizou na noite de quinta-feira, dia 19 de janeiro, a Solenidade de Premiação Cafés Sustentáveis. O evento aconteceu no Cerimonial Dutra D’ Mello e reuniu cerca de 80 pessoas, dentre um grupo representativo de cooperados participantes do Programa 4C, diretoria e equipes da cooperativa.  

A premiação é destinada aos produtores de cafés sustentáveis, inseridos na certificação 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira), no ano de 2022. Atualmente, 382 produtores estão ativos no programa e desses, 373 serão premiados. A premiação alcançou valor total superior a R$550.000,00 e será feita em dinheiro, com previsão de ser creditado nas respectivas contas dos cooperados dia 31 de janeiro de 2023 e refere-se ao prêmio por saca de café certificado que foi produzido de forma sustentável por cada cooperado. 

Dentre as premissas da Sustentabilidade estão o fator econômico e o social. Desta forma, a Cooabriel repassa aos produtores um percentual do prêmio na comercialização de café ao produtor 4C, como reconhecimento pelas melhores práticas e como incentivo para continuarem investindo na produção sustentável. 

Na abertura do evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, falou a respeito das conquistas e do crescimento que a cooperativa alcançou no ano de 2022. “Temos trabalhado para melhorar e ampliar nossa estrutura física e nosso capital humano, para realizarmos uma prestação de serviços eficiente e que atenda a todos os cooperados. Estamos imprimindo um bom crescimento e isso deve-se, sobretudo, à credibilidade em nosso trabalho. Por isso queremos agradecer”.  
 
Sobre a premiação, o presidente comentou: “A certificação 4C é sinônimo de melhoria social, ambiental e econômica e estamos aqui para premiar o trabalho exemplar que tem sido realizado. Sabemos que um de nossos grandes desafios é encontrar soluções para os gargalos de produção e precisamos buscar caminhos para superá-los e para produzir com eficiência”.  

A programação do evento contou com uma palestra com o tema ‘Cafés Especiais e de Qualidade’. Para explanar o assunto foi convidado o Professor Doutor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Aldemar Polonini Moreli. Dentre os tópicos abordados, o palestrante falou a respeito da origem singular do café conilon, que é capixaba. Falou ainda sobre as formas de tirar proveito desse café como matéria-prima, além de abordar os diversos fatores que influenciam na qualidade final da bebida.  

“O 4C visa ancorar a sustentabilidade nas cadeias de fornecimento de café, nas dimensões socioambiental e econômica. A certificação garante ao consumidor final que os processos realizados possuem um histórico e que há idoneidade na produção, além de garantia de qualidade, que implica em segurança alimentar e benefícios à saúde”, explicou. 

Em seu momento de fala, o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, agradeceu aos presentes, ressaltando a importância de cada cooperado para a cooperativa. “É necessário que se entenda o quanto cada cooperado é importante, afinal são os donos desse negócio. Estamos trabalhando para que a Cooabriel permaneça em crescimento e vocês são parte fundamental nesse processo. Por isso, continuem acreditando e defendendo nossa cooperativa”.   

Ainda, a respeito da premiação, Pandolfi comentou: “Precisamos continuar investindo na qualidade na produção, pois temos um potencial muito grande. Este é um bom momento para o café conilon e vocês, como produtores, são os protagonistas”. 

O cooperado Elio Bayer, esteve presente no evento e falou sobre a importância de se adotar práticas sustentáveis na produção, especialmente pelo fato de o café ser um alimento. “É gratificante participar desse grupo e saber que estamos produzindo um café de qualidade e que encontra mercado pelo mundo. Sabemos que essa produção, quando feita de forma sustentável, zela por questões sociais e ambientais. Parabenizo à Cooabriel por essa iniciativa, talvez não tanto pelo prêmio em si, mas principalmente por reconhecer as boas práticas que temos adotado”. 

Já o produtor Antônio Luiz dos Santos, cuja propriedade está localizada no município de Águia Branca, comenta que ingressou na cooperativa em 2015 e que há cerca de 1 ano pertence ao grupo da certificação. “Estou feliz em ser cooperado e sempre ressalto a importância de pertencer à cooperativa. Entrei para a certificação por entender que isso me ajudará a melhorar em alguns aspectos da produção. Inclusive, já fiz melhorias em alguns equipamentos e no trato com as lavouras e a assistência técnica que tenho recebido faz a diferença nesse processo”, comentou.  

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop