Carregando...
Espírito Santo

Cooabriel e Senar-ES promovem curso Básico de Barista em São Gabriel da Palha

Evento foi realizado entre 2 e 5 de maio e reuniu 22 pessoas


17/05/2022 17:36
Compartilhe
Cooabriel e Senar-ES promovem curso Básico de Barista em São Gabriel da Palha

A Cooabriel em parceria com o Senar-ES realizou pela primeira vez, o curso de barista em São Gabriel da Palha, cidade berço da história de cultivo do café conilon do Brasil. 

O curso foi realizado nas dependências do Lions clube de São Gabriel da Palha, e reuniu 22 pessoas em duas turmas entre os dias 2 e 5 de maio. Participaram cooperados, colaboradores, familiares.

A especialista em café, barista e degustadora certificada, Helga Andrade, ministrou o curso. Helga é Mestre em Gestão de Cadeias Produtivas, certificada SCA Trainer e instrutora do Senar. Como consultora participou da gestão de projetos educacionais e promocionais da ONU Mulheres/Programa Ganha-Ganha, IWCA Brasil, BSCA e UFLA.

No curso com as equipes da Cooabriel, Helga abordou aspectos históricos do café no mundo, as ondas que marcaram as transformações das formas de consumo da bebida mais apreciada do planeta, os métodos e técnicas de preparo. Todo o conteúdo teórico e prático, permitiu aos alunos grandes experiências na arte de preparo do café.

“O curso de barista pode contribuir para os envolvidos na cadeia de produção porque ele fecha o ciclo. O barista é o último profissional dessa cadeia que agrega tantas pessoas especializadas e é o contato com o consumidor final e entrega na xícara essa experiência”, disse Helga.

Um dos participantes, o cooperado Rodrigo Rigo, destacou a importância da iniciativa. “Foi fantástica a experiência. O curso nos dá um direcionamento do potencial do café que iremos produzir e o que ele pode chegar na xícara. A cooperativa está cuidando da qualidade. São várias ações desenvolvidas que deixam o produtor caminhar com firmeza em direção à qualidade”, afirmou.

Quem também participou do curso foi a filha de cooperado e membro do Núcleo Feminino, Aleide Piekarz Marchesini. “Quero agradecer à Cooabriel pela oportunidade de fazer o curso. Já tinha interesse de participar há tempos e essa possibilidade foi aberta pela cooperativa. Superou as minhas expectativas”, ressaltou.

Segundo o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, a Cooabriel tem como um de seus principais objetivos, participar de toda a cadeia do café Conilon. Recordou como parte da ação, o projeto de cursos de classificação/degustação do café em parceria com o Senar-ES que já formou várias turmas. “Recentemente passamos a contar com degustadores no quadro de funcionários da Cooperativa, que já nos trouxe boas surpresas. Agora, num projeto também em parceria com o Senar-ES, que tem sido um grande parceiro da Cooabriel, trouxemos a Helga Andrade, Barista conhecida e reconhecida pelo mercado de cafés especiais e que ministrou o curso em São Gabriel da Palha usando o Conilon como principal produto. Helga deixou claro que foi positivamente surpreendida pela qualidade dos nossos cafés, o que só contribui para continuarmos trilhando o caminho de incentivar nossos cooperados a buscar a melhor qualidade do café através das melhores práticas disponíveis no mercado”, afirmou.

Pandolfi destacou ainda que novos cursos de barista serão organizados: “Assim como nos cursos de degustação, outras turmas virão e proporcionarão oportunidades para que os cooperados e parceiros também participem”.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, reforça o investimento da cooperativa na qualidade. “O objetivo do curso foi levar conhecimento e aumentar a percepção de qualidade. Isso irá trazer resultados para o produto final. Esperamos que essas informações sejam multiplicadas e cheguem a outros cooperados e colaboradores”, finalizou.

Confira outros depoimentos:

Silvielli Aparecida Pessin, promotora de vendas café Guardião – “Foi uma honra organizar e participar do primeiro curso de Barista oferecido pela Cooabriel em parceria com o Senar, especialmente por agregar mais conhecimento no trabalho que realizamos com o café guardião. Adquirimos um bom conhecimento tanto na parte histórica do café quanto na prática do dia a dia de um barista, no preparo dos cafés e manutenção das máquinas. Aprendemos que fazer um bom café na xícara é trabalhoso mas muito gratificante”.

Thales Xavier, analista financeiro da Cooabriel: “O curso superou todas as minhas expectativas. Tive uma experiência muito gratificante. Aprendi como preparar um café de qualidade, além de aprender a manusear uma máquina de café espresso e o moinho. Consegui evoluir no meu conhecimento e no meu paladar também”.

Ândria Manhães Farias, analista de marketing pleno da Cooabriel : “Este foi um curso de tirar o sono, de tantas ideias, conteúdo e aprendizado. Estou muito feliz por essa oportunidade junto a Cooabriel e Senar”.

Cristiani Francelino Ramlow, agente comercial da Cooabriel: “O curso de Barista nos proporcionou a oportunidade de enxergar preparo do café com outros olhos. Foi possível perceber que podemos extrair o seu melhor quando executamos os processos da maneira correta. Ele deixa de ser um simples cafezinho para nos trazer lembranças afetivas, sabores expressivos e aromas agradáveis”.


Fotos



Tags

curso barista café cooabriel senar

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop