Carregando...
Espírito Santo

Cooabriel em 2022: Um ano de plantar ações e de colher resultados

No último ano, a cooperativa exportou uma quantidade superior a 118 mil sacas de café e além do mais, registrou a abertura de novos mercados


24/01/2023 14:35
Compartilhe

Considerada a maior cooperativa de café conilon do Brasil, a Cooabriel finalizou mais um ano de ações sólidas e consistentes. A cooperativa avançou duas posições e figura agora como 20ª maior empresa do Espírito Santo, segundo o Ranking IEL-Findes – edição 2022. No anuário Globo Rural, a Cooabriel também avançou posições, passando de 218º para o 181º lugar no ranking que lista as 500 maiores empresas do agro no Brasil.  

Os números relacionados à exportação de café aumentaram de forma significativa, atingindo quantidade superior a 118 mil sacas, além de registrar a abertura de novos mercados. O plano de exportação, que foi traçado em 2020, já apresenta resultados muito a contento e a Cooabriel foi responsável por cerca de 10% do volume de café conilon exportado pelo Espírito Santo no período.    

A recepção de safra bateu um recorde histórico, superando a marca de 2 milhões de sacas de café, recepcionadas em todas as unidades armazenadoras da cooperativa.        

Nova unidade armazenadora em Águia Branca/ES 

Em termos de estrutura física, alguns projetos foram iniciados, outros tiveram seguimento. As obras de construção do armazém de Camacan, na Bahia, estão em andamento, bem como a construção da nova loja em Vila Valério.

Destaque especial para a nova unidade armazenadora de Águia Branca, que se tornará a maior da cooperativa, com data de inauguração prevista para o fim deste mês.  

Outro importante projeto colocado em prática foi a construção da Indústria de Café Guardião, primeira planta industrial da Cooabriel, que está localizada em São Domingos do Norte. O empreendimento está em fase final de montagem. Em 2022 foi dado início também à organização do projeto piloto denominado Drone Agrícola, que ainda passa pelas fases de planejamento e estruturação, mas que tem potencial para se tornar um grande aliado dos produtores na pulverização das lavouras. 

A inovação tecnológica é vista como uma importante ferramenta para dar apoio e segurança aos serviços prestados pela cooperativa. Foi iniciada a segunda fase do projeto de implantação do novo ERP, o Microsoft Dynamics 365 e a Cooabriel foi reconhecida pela Microsoft como case de sucesso 100% Cloud. Ainda em termos de tecnologia, foi dado início ao projeto Venda Segura que usará a biometria para trazer mais segurança e praticidade para o cooperado comercializar seu café.   

Foi um ano de agendas bem-sucedidas. A Assembleia Geral Ordinária, realizada em março deliberou sobre pautas importantes para o futuro da cooperativa, como a possibilidades de diversificação das atividades. Também na AGO foi apresentado o mascote da cooperativa, o Gabriel. Já a Feira de Agronegócios atraiu público superior a 12 mil pessoas, movimentando R$194 milhões em negócios e entrando para o calendário como o maior evento agro do Espírito Santo. A área destinada à feira recebeu investimento e passou por algumas adequações, já tendo em vista a  próxima edição, que acontecerá em julho de 2023. 

Feira de Agronegócios Cooabriel 2022

O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel edição 2022, mais uma vez ressaltou a qualidade do conilon como bebida. A prova de ranqueamento contou com provadores renomados e, dentre esses, o especialista internacional Silvio Leite. Foram distribuídos um total de R$100.000,00 em prêmios e o café campeão alcançou 89,5 pontos na prova final.    

Outros marcos importantes foram a incorporação da Cafeicruz, antiga cooperativa localizada em Aracruz (ES); inauguração da 16ª loja agropecuária da cooperativa, em Sooretama; início das obras da construção da nova Sala de Provas, na área do armazém sede, que deverá atender a padrões de certificação internacional.  

O ano de 2022 foi de crescimento, intercooperação e importantes parcerias. Mas também foi marcado por desafios e pela perda de um importante personagem da história da Cooabriel. Antônio Joaquim de Souza Neto, que foi presidente da cooperativa por 26 anos, além de diretor e conselheiro, faleceu em abril, deixando provas incontestáveis de sua contribuição ao cooperativismo.  

Valorizando o colaborador como peça fundamental no processo de crescimento e implementação dos planos e estratégias, a Cooabriel registrou, ao fim do exercício 2022, um total superior a 6 mil horas de capacitação para colaboradores de todas as suas unidades.  

Curso de Classificação e Degustação do CAFÉ/ ITABELA - ES

A cooperativa investiu em capacitação também para seus cooperados, para que estejam mais conscientes dos processos e possam adotar as melhores práticas de produção. Foram realizados os primeiros cursos de Classificação e Degustação de Cafés para cooperados da Bahia. Além de manter o foco na qualidade, também foram pautados outros temas, como a sustentabilidade e a gestão das propriedades. O ano foi finalizado com mais de 380 produtores inseridos na Certificação 4C e cerca de 100 produtores no Programa Conilon Eficiente. 

“O ano de 2022 superou as nossas expectativas. Em 2023, apesar dos desafios, acreditamos que o mercado irá reagir e a Cooabriel terá um foco ainda maior na qualidade do café. Iremos inaugurar nossa planta industrial e buscaremos ampliar nossos mercados, especialmente na exportação. Queremos agregar valor aos produtos e estreitar os elos dentro da cadeia produtiva”, afirmou o diretor secretário da Cooabriel, Jonathan Rondelli. 

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, analisa com satisfação os avanços feitos pela cooperativa. “A Cooabriel celebra e se orgulha de todas as conquistas. Para esse ano de 2023, nosso foco estará em trabalhar para estender e tornar uniforme nossa prestação de serviço, para que chegue aos cooperados de todas as nossas unidades. Todos os esforços serão mantidos e mesmo, aumentados, para que os novos planos e estratégias sejam traduzidos em ações e novos resultados”. 

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop