Carregando...
Espírito Santo

Cooabriel participa do Dia C, em São Gabriel da Palha

Ação realizada em conjunto com outras três cooperativas beneficiou cerca de 400 pessoas


06/07/2022 16:36
Compartilhe


No último domingo (03/07), voluntários da Cooabriel e das cooperativas de São Gabriel da Palha se dedicaram às atividades do Dia C (Dia de Cooperar), que aconteceu na quadra da comunidade João Colombi, na cidade.

A iniciativa reuniu cerca de 400 pessoas e foi realizada em parceria com as cooperativas: Cooabriel, Coopcam, Coopesg e Sicoob Norte.

O evento ainda contou com o apoio do Sistema OCB/ES e Sescop/ES e da COOPUNIÃO-Cooperativa Mirim de São Gabriel da Palha, além de outros parceiros:  Comunidade João Colombi, Decreto Barbearia (Patrick), Salão e Perfumaria Dona Flor (Jerlane), Cabelereira Lorena Parteli, Cabelereiro Maycon Wandermurem, Brincando com Tio Elison, Unimed e RPL Sonorização.

A programação foi iniciada com a missa presidida pelo pároco da paróquia Arcanjo Gabriel, padre Fernando Forza.  Logo após, foi servido um lanche seguido das atividades. Constou na programação, pronunciamento dos membros representantes das Cooperativas realizadoras, apresentação dos objetivos e andamento da ação de intercooperação com o projeto Corrente da Esperança da Comunidade João Colombi.

O dia C promoveu ainda aos presentes, brincadeiras e mágica para crianças, pipocas, picolés, algodão-doce, pula-pula, apresentações culturais como ginástica ritmica, capoeira, dança, voz e violão e taekwondo. Ainda, aferimento de pressão e teste de glicose, corte de cabelo e encerramento com almoço de confraternização.


“Entendo que o Dia C é uma demonstração que pequenos gestos e ações podem transformar uma comunidade. Demonstra também que juntos, somos mais fortes.  Acredito que para a sociedade, o dia C contribui para absorção e interpretação dos príncipios cooperativistas. Com o dia C, ganha a sociedade e ganha o cooperativismo”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

PROJETO

A ação abraçou o projeto “Corrente da Esperança”, da Caritas Diocesana de São Mateus, que promove a convivência e o fortalecimento de vínculos, bem como a inclusão social do público infanto-juvenil e seus familiares, desenvolvendo oficinas culturais, artísticas e esportivas no bairro Asa Branca/João Colombi.

O projeto oferece no contra turno escolar as oficinas de: Dança, capoeira, ginástica rítmica, taekwondo, futsal, bordado e violão para crianças, adolescentes e jovens de 06 a 18 anos. Também são realizadas oficinas com as famílias dos beneficiários, a fim de aproximá-las do projeto e promover a convivência entre si. São atendidas cerca de 110 crianças.


O analista financeiro da Cooabriel, Edson Vagner Breda, foi um dos voluntários no evento do Dia C. “Gostei muito. Achei bem organizado, e do ponto de vista da cooperação foi muito gratificante ter participado de um projeto que traz muitos benefícios para a comunidade. Gostei de ver a interação, a alegria e o brilho nos olhos das crianças. Já serei voluntário para o próximo ano”, afirmou.

Quem também esteve presente foi a coordenadora do Núcleo Feminino da Cooabriel, Nadya Bronelle. “Foi emocionante ver as cooperativas unidas em prol do projeto. Vários colaboradores da Cooabriel se colocaram à disposição com uma bela participação. Isso demonstra a importância da união. Vimos crianças realizando sonhos nesse evento. Isso é muito gratificante”, disse.

Atualmente o Projeto Corrente da Esperança é coordenado por Ilza Gonçalves Terra e conta com o apoio de professores voluntários. “Foi uma surpresa a escolha do nosso projeto para trabalhar o Dia C e é muito gratificante o que vem acontecendo e mostra que unidos a gente consegue fazer muitas mudanças. Elogiaram muito a organização de tudo, assim como, a forma das pessoas das cooperativas tratarem toda a comunidade. Ainda estamos em estado de graça. Só temos a agradecer”, disse Ilza.

O objetivo é dar continuidade às ações em parceria com as demais cooperativas participantes, segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Cooabriel, Marlene Menegassi, que é voluntária desde 2016. “Estamos realizando reuniões de alinhamento com as outras cooperativas para definir as prioridades. O objetivo é levar a união do cooperativismo para a comunidade”, ressaltou.


INICIATIVA

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado no ano de 2009 em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg e desde então, as ações foram crescendo em todo País. Em 2014, as cooperativas de São Gabriel da Palha (Cooabriel, Coopcam, Coopesg e Sicoob) aderiram ao programa e têm, desde então, desenvolvido inúmeras ações a partir de uma equipe formada por voluntários colaboradores e sócios.

Dentre as ações até hoje implementadas citamos: reforma da APAE, doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, compra de cadeiras de rodas especiais para APAE, recuperação de nascentes, construção de horta em escola rural, recolhimento de sacos plásticos e embalagens vazias de agrotóxicos em comunidades rurais, doação de brinquedos, caminhada ecológica, conscientização didática socioambiental, visitas e doação de alimentos, fraldas geriátricas e infantil e de leite a entidades e famílias carentes.

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop