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Espírito Santo

Cooperativa Educacional de Linhares alcança nota avançada no Radar de Educação Empreendedora do Sebrae

Ferramenta mensura o grau de capacidade de implementação da educação empreendedora nas instituições de ensino


15/12/2022 13:12 - Por Emilly Rocha
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Estrutura da Cooperativa Educacional de Linhares (CEL). Foto: CEL/divulgação

A Cooperativa Educacional de Linhares (CEL) foi constituída no ano de 1994, e atualmente atende alunos da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Desde a sua fundação, a instituição tem o empreendedorismo na veia. Isso porque a coop é fruto de um empreendimento de pais que buscavam uma escola que ofertasse educação de qualidade a preço justo. Recentemente, a cooperativa educacional foi reconhecida por ter um ecossistema favorável para a implementação da educação empreendedora.

No último dia 29 de novembro foi divulgado o resultado da nota obtida pela CEL no Radar de Educação Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae. A cooperativa atingiu o resultado de 96% no radar, o que significa que a instituição possui capacidade avançada para a implementação da educação empreendedora. Com isso, a escola ficou em primeiro lugar na premiação nacional do Sebrae de Educação Empreendedora na categoria Ensino Fundamental.

 

O QUE É O RADAR?

O Radar de Educação Empreendedora é uma ferramenta do Centro de Referência em Educação Empreendedora (CER), do Sebrae. O CER é uma plataforma digital voltada para o compartilhamento de conhecimentos e informações relacionados à educação empreendedora.

O número de empreendimentos cresce cada vez mais no Brasil, e com isso, surge a necessidade de uma educação acerca do assunto, a fim de garantir que os novos negócios prosperem. Nesse sentido, o CER aparece com o objetivo de ser a ponte entre o universo acadêmico e o mercado e, além do mais, apoiar os empreendedores por meio da disseminação de conhecimento.

Para isso, o centro possui uma série de ferramentas, sendo o Radar de Educação Empreendedora uma delas. A ferramenta mensura o grau de implementação da Educação Empreendedora na instituição de ensino. Para isso, avalia as atividades já desenvolvidas na escola e o ecossistema do empreendedorismo presente no local.

Para chegar ao resultado, a ferramenta realiza a avaliação segundo alguns critérios, entre eles, a cultura escolar; os recursos financeiros que a instituição viabiliza para projetos empreendedores e a estrutura física que a instituição possui.

A devolutiva do resultado do radar permite que a instituição crie estratégias que visem fomentar a educação empreendedora no ambiente escolar. A ferramenta segue a diretriz do quatro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o da Educação de Qualidade.

 

COMPROMISSO COM O EMPREENDEDORISMO

O resultado obtido pela CEL no radar é sinônimo de compromisso com o que há de mais moderno na educação. A escola busca ofertar para os seus alunos um ensino de qualidade focado nos valores do cooperativismo e do empreendedorismo, visando uma formação mais independente.

Queilla Zorzanelli, diretora pedagógica da coop educacional ficou admirada e contente com o resultado do radar. “O primeiro sentimento foi o de surpresa, uma vez não eu tinha muito conhecimento acerca dessa ferramenta que permite apurar a capacidade de implementação da educação empreendedora em instituições de ensino. Após entender melhor, de surpresa passei a me sentir feliz por estar à frente da CEL neste momento e nesta conquista”, relatou a diretora.

Desde a sua fundação a CEL busca fortalecer cada vez mais o empreendedorismo por meio de projetos interdisciplinares. Um exemplo claro disso é a Coopemcel, a cooperativa mirim da CEL, que foi criada há quatro anos a partir do Programa Cooperativa Mirim, furto de uma parceria entre o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES  e o Instituto Sicoob.

Para o ano de 2023, a CEL está focada em realizar novos projetos voltados para uma educação mais empreendedora e cooperativista. Segundo a diretora pedagógica, a grade curricular do próximo ano já contará com programas com essa temática.

“O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será implantado para os alunos do primeiro ao quinto ano. Já os alunos do sexto ao nono terão aulas com o método de ensino do Programa Cooperjovem. Além do mais, cursos e palestras sobre cooperativismo e empreendedorismo serão realizados com frequência”, informou Zorzanelli.

 


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Fonte: Sistema OCB/ES

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