Carregando...
Espírito Santo

Cooperativa incentiva educação financeira e leitura em projeto nas escolas

Estudantes do ensino fundamental I aprendem a poupar por meio de contação de histórias e livros lúdicos


26/04/2022 11:20
Compartilhe


Chegou a hora da historinha. Mas em vez de contos de fadas, pequenos estudantes de escolas de todo o Estado e também de municípios do Rio de Janeiro e Bahia vão ouvir sobre a aventura de crianças que precisaram poupar para conquistar pequenos objetivos do dia a dia, como a compra de ração para o gatinho de estimação.

Essas histórias compõem a Coleção Financinhas, projeto do Instituto Sicoob que contempla três livros que estão sendo distribuídos pelo Sicoob ES em escolas do Ensino Fundamental I. O objetivo é estimular o aprendizado sobre educação financeira e a leitura. 

O projeto, que neste ano foi lançado durante a Global Money Week (21 a 27 março), é voltado para crianças de 6 a 12 anos, conta com ações de educação financeira e estimula que crianças falem sobre seus sonhos. As atividades são presenciais, por meio da contação de histórias, e também virtuais.

 

DIVERSÃO E INCLUSÃO

Por meio do programa são disponibilizados livros ilustrados que despertam no público infantil a responsabilidade com o uso do dinheiro. Tudo de forma divertida e bastante leve.

A coleção também vem traduzida em pomerano, dialeto bastante característico e marcante na região serrana capixaba, principalmente em Santa Maria de Jetibá.

As publicações são gratuitas e podem ser visualizadas no site do Instituto Sicoob ou ocorre de forma presencial nas Escolas com os voluntários do Sicoob ES. Além dos livros, o Instituto Sicoob oferece um plano de ensino e orientações para os professores realizarem atividades com as crianças em sala de aula.

 

CRIANÇAS CONSCIENTES

"De maneira lúdica, o Programa Financinhas contribui para que as crianças cresçam com senso crítico e mais responsáveis com relação ao dinheiro", destaca Sandra Kwak, superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES.

Ela ressalta a importância de incentivar a educação financeira na infância. "Quando essa lição é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de cuidar do próprio dinheiro se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso. Nossas ações desenvolvem uma mentalidade adequada e saudável em relação às finanças", finaliza Sandra Kwak.

 

LIVROS

Conheça, a seguir, os livros que compõem a Coleção Financinhas:

 

CAIO ACHOU UMA MOEDINHA

O personagem principal tem o sonho de ter um gatinho de estimação. A mãe do menino condiciona a adoção do animal a capacidade de Caio em poupar dinheiro para comprar a ração e os cuidados necessários com o bichano.

O desenrolar da história conta como Caio fez para conseguir realizar seu sonho.  

 

MARGÔ E DAVI FORAM AO MERCADINHO

Dois irmãos ensinam a importância do orçamento, explicam porque não se pode ter tudo e contam como se planejar para o dinheiro não faltar.

A história se passa em um supermercado. Diante da lista de compras da mãe e do dinheiro que os filhos sabem que o pai tem no bolso, surge o desejo das crianças em comprar uma chaleira em formato de elefante.

No desenrolar da narrativa os pequenos descobrem que o objeto era desnecessário e o que eles queriam, de verdade, era ir ao cinema juntos.  

 

MIGUEL, ANINHA E DEDÉ GANHARAM UM DINHEIRINHO

Ao receberem um dinheiro da avó, três crianças gastam tudo com brinquedos. Em seguida, percebem que estavam precisando de coisas realmente importantes, como um estojo. 

Para resolver a questão eles precisam ganhar dinheiro. O que fazer? A história relata a diferença entre querer e precisar, como evitar a compra por impulso e formas de gerar renda.

Fonte: Sicoob ES


Tags

educação finanças sicoob

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop