O cooperativismo tem sido um fator de transformação em diferentes cantos do Espírito Santo, seja pelo aroma premiado dos cafés capixabas à prática da piscicultura. Nas últimas semanas, duas reportagens publicadas nos portais Conexão Safra e A Tribuna chamaram atenção para essa força do coop.
O primeiro portal destacou o legado dos cafés de Muniz Freire, produção impulsionada pelas cooperativas Cafesul, Nater Coop, Coocafé e Cooabriel. Já a segunda publicação, revelou a expansão da psicultura por meio do programa municipal “Mais Peixe” e pela atuação da Coopram na psicultura.
O legado capixaba de alçar cafés especiais muito acima do pódio
Publicado em 22 de maio, no portal Conexão Safra, o artigo “O legado capixaba de alçar cafés especiais muito acima do pódio” trouxe luz ao crescimento da cafeicultura capixaba no cenário nacional e internacional.
A matéria detalha conquistas de produtores do Espírito Santo em concursos como o Coffee Of The Year (COY) 2024, além da participação ativa de cooperativas na Semana Internacional do Café (SIC).
Os cooperados da Cafesul e as medidas sustentáveis da coop foram destacados, já que estiveram em peso no pódio do COY 2024. Além disso, a matéria conta com depoimentos sobre o suporte de instituições com o Sistema OCB/ES, Sebrae/ES, Incaper e Senar-ES.
Os produtores não investem apenas em sustentabilidade, mas também em inovação e no fortalecimento do cooperativismo, gerando impactos positivos para suas famílias e comunidades.
A reportagem ainda deu destaque ao papel e às práticas das cooperativas Nater Coop, Coocafé e Cooabriel, que trouxe reconhecimento para suas marcas e seus cooperados .
Acesse ao conteúdo na íntegra!
Muniz Freire avança na criação de tilápias após fortalecimento do cooperativismo
Adentrando o setor da piscicultura, uma matéria do jornal A Tribuna, publicada no dia 2 de junho, detalha o avanço da produção de tilápia em Muniz Freire, resultado da parceria entre o programa municipal “Mais Peixe” e a cooperativa Coopram.
O projeto oferece capacitação, assistência técnica e apoio logístico para produtores familiares impulsionarem suas criações, fomentando a economia e a sustentabilidade local. Dos 25 produtores que fazem parte do “Mais Peixe”, 10 são cooperados da Coopram.
Com a centralização das vendas pela cooperativa, os produtores ganharam agilidade e credibilidade no mercado, aumentando a renda familiar e gerando empregos diretos. A coop ainda fomenta a diversificação das atividades rurais, com foco nas possibilidades de mercado para os piscicultores. Atualmente, o município se consolida como um importante polo da psicultura no Espírito Santo.
Leia a matéria completa!
Tags
sistema ocbes estamos na mídia cafesul coocafé cooabriel nater coop coopramFonte: Sistema OCB/ES