Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas de transporte participam de reunião ampliada no Sistema OCB/ES

Representantes alinharam assuntos comuns do ramo e puderam conhecer os profissionais do Detran/ES responsáveis pelo atendimento às coops


25/05/2023 11:48 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB/ES

Representantes de cooperativas capixabas de transporte estiverem na sede do Sistema OCB/ES, na manhã desta quarta-feira (24/5), para participar de uma reunião presencial ampliada do ramo. O momento serviu para alinhar demandas e estreitar as relações com o Detran/ES, que enviou dois profissionais responsáveis por atender demandas das cooperativas de transporte no estado. Na oportunidade, também foram definidos os membros do Conselho Estadual do Ramo Transporte.

Um dos participantes foi o coronel Alexandre Quintino, que há três meses assumiu a diretoria de Habilitação e Veículos do Detran/ES. O profissional afirmou que durante a sua gestão irá atuar em prol dos seus demandantes em vez de somente fiscalizar e impor restrições.

“Quando assumimos a diretoria, a minha proposta foi abrir as portas, trabalhar por meio do diálogo. De uma vez por todas, quero mudar essa ideia que as pessoas têm de que o Detran é o órgão que complica as coisas. Vamos mudar isso alinhados ao Governo do Estado, que nos encaminhou para lá justamente com esse propósito de aproximar as pessoas e as cooperativas do Detran”, afirmou.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também prestigiou a reunião. Logo na abertura, a liderança lembrou que, para cobrarem de forma justa do Poder Pública, as cooperativas também precisam fazer a sua parte, gerindo seus negócios de forma profissional.

“Os governos federal, estadual e municipal podem até nos atrapalhar em algumas frentes. Diversas vezes a burocracia foi injusta com o cooperativismo. Por outro lado, precisamos fazer o nosso dever de casa, tendo uma governança, gestão e contabilidade redondas, transparentes e modernas. As nossas demandas precisam ser justas. Os dois lados têm deveres a cumprir”, ponderou.

Em complemento, Carlos André sugeriu o retorno do funcionamento da central das cooperativas de transporte, com o intuito de otimizar custos e processos operacionais e centralizar demandas comuns do ramo.

“Vamos construir uma unidade do Ramo Transporte mais assertiva e unir suas cooperativas em torno de projetos comuns. Para isso, se for importante, podemos ressuscitar a central das cooperativas de transporte. Por meio dela podemos otimizar muitos resultados e reduzir custos operacionais aos termos um único setor de contabilidade e compras. São muitas possibilidades que uma central forte, organizada, enxuta e com gestão moderna e profissional pode fazer”, argumentou.

 

CONSELHEIROS MARCAM PRESENÇA

No último mês de abril, a OCB/ES realizou uma assembleia geral que elegeu os novos integrantes dos Conselhos da organização para o quadriênio 2023-2027, além de eleger os novos membros dos conselhos do Sescoop/ES. Dos eleitos, quatro atuam no Ramo Transporte do cooperativismo Capixaba. Três deles participaram da reunião ampliada na Casa do Cooperativismo e puderam falar com os demais cooperativistas.

Renata Eller, vice-presidente da Cooptac e conselheira fiscal da OCB/ES, aproveitou para elogiar a visão do diretor do Detran/ES sobre a relação ideal entre Poder Público e cooperativas. “Foi muito importante a fala do coronel Quintino. Concordo que o Poder Público precisa nos fortalecer, abrir os caminhos para mostrar os nossos serviços e olhar para os nossos cooperados, que fazem um trabalho tão relevante”, disse.

Ederson Jacob, presidente da Coopetranserrana, diretor administrativo e comercial da Nater Coop e conselheiro administrativo do Sescoop/ES, enalteceu o trabalho de representação do Sistema OCB/ES e corroborou as falas que já haviam sido feitas até aquele momento. “Esse trabalho de aproximação que a organização realiza com o Poder Público e órgãos reguladores das cooperativas faz com que tenhamos parceiros, e não entidades que criam apenas barreiras. O Detran, por exemplo, quer construir melhorias conosco”, reforçou.

O presidente da Coopersules e conselheiro administrativo da OCB/ES, Carlos Magno, se colocou à disposição para ouvir e representar demandas das cooperativas capixabas de transporte no conselho do qual participa. “Me coloco à disposição para cada cooperativa singular, enquanto representante do conselho. Para qualquer dificuldade que encontrem, saibam que vocês terão um conselheiro parceiro”, pontuou.

 

MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL ELEITOS

O Conselho Estadual do Ramo Transporte das Cooperativas tem como função principal promover a representação e a articulação dos interesses das cooperativas de transporte em âmbito estadual. Ele é composto por representantes de cooperativas do ramo.

Os participantes são responsáveis por deliberar sobre assuntos estratégicos, propor políticas e medidas que beneficiem as cooperativas de transporte, bem como promover a integração e a cooperação entre elas.

Conheça as lideranças eleitas para compor o conselho:

  • Carga: Robson Biancardi (presidente da Cooproves); Venino Almeida Filho (presidente da CMPK).
  • Carga e passageiros: André Luiz Vieira Rodrigues (diretor de Negócios da Coopertran); Luis Krause (vice-presidente da Coopetranserrana).
  • Passageiros: Carlos Magno (presidente da Coopersules); Oberdan Debona Altoé (presidente da Cooteva).

 

PAUTA NACIONAL

Com o intuito de atualizar as cooperativas sobre assuntos tratados em âmbito nacional, a reunião também contou com a participação do analista técnico e econômico do Ramo Transporte do Sistema OCB, Tiago de Barros. O profissional trouxe novidades sobre o Projeto de Lei n° 1324, de 2022.

A proposta, de autoria do senador Vanderlan Cardoso, altera a Lei nº 7.713, de 1988, visando reduzir a base de cálculo presumida do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) incidente sobre rendimentos da prestação de serviços de transporte de passageiros.

“Houve uma movimentação em relação a esse projeto. Foi designado de um relator, o senador Sérgio Petecão. O tema está na comissão de assuntos econômicos do Senado e já estamos tentando agendar uma reunião com o relator para discussão da matéria, para defender nossos interesses, apresentar o nosso posicionamento técnico e buscar corrigir essa injustiça que já existe há décadas referente à base de cálculo do imposto, assim como foi feito em 2011 para o transporte de cargas, quando o equívoco foi corrigido.”, compartilhou.

Barros lembrou que a aprovação da pauta não depende apenas das articulações feitas pelo Sistema OCB, mas principalmente dos representantes de Legislativo, mas frisou que o trabalho de base está sendo feito com excelência. “Continuem cobrando, porque esse é o papel de vocês, cooperativas e organização estadual”, incentivou.

 

RECADOS FINAIS

Colaboradores do Sistema OCB/ES aproveitaram a reunião para deixar recados relevantes para as cooperativas de transporte. A Gerência de Desenvolvimento Cooperativista (Gedec) lembrou que a campanha do Dia de Cooperar já está em andamento e que o prazo de adesão termina no dia 31 de maio (data limite para recebimento dos kits).

A Assessoria Jurídica (Asjur) lembrou que recentemente foi enviada uma convocação para reunião sindical às cooperativas de transporte, com o intuito de realizar negociações coletivas do Ramo Transporte.

Por fim, a Assessoria de Comunicação (Ascom) reforçou a importância de as cooperativas aplicarem o carimbo SomosCoop em suas diversas comunicações visuais, visando ao fortalecimento da imagem e visibilidade do cooperativismo no estado e no país, além de informar sobre a nova fase da campanha SomosCoop, com o mote Bora Cooperar.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop