Carregando...
Brasil e Mundo

Cooperativismo: aconteceu na semana

Confira os principais destaques


02/05/2022 14:27
Compartilhe
Cooperativismo: aconteceu na semana

Senado aprova ampliação do Prouni  

Na terça-feira (26), o Senado Federal aprovou com alterações o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 3/22, que trata da ampliação do Programa Universidade para Todos (Prouni). O relator e membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Wellington Fagundes (MT), propôs mudanças no texto acatadas no Plenário e, por isso, a matéria retorna para o aval dos deputados.  

A proposta é oriunda da Medida Provisória 1.075/21, que permite aos estudantes de escolas particulares sem bolsa e aos alunos provenientes de cooperativas educacionais o direito de concorrer às bolsas ofertadas pelas instituições privadas de ensino superior. 

A medida provisória, em vigor desde de dezembro, precisa ser votada até o dia 16 de maio para não perder a validade e estender o alcance do programa conforme alterações sugeridas pelo Congresso.  


Ceco delibera estratégias para construção de parcerias 

O Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), do Sistema OCB, alinhou estratégias para construção de parcerias e enfrentamento de desafios do cooperativismo de crédito, em reunião realizada na terça-feira (26). O colegiado debateu propostas de parcerias público-privadas e ações de intercooperação, visando ganho de escala para fomentar o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O Conselho avaliou também as matérias que impactam o SNCC em curso no Legislativo. 

Estiveram presentes ao encontro o coordenador do Ceco, Marco Aurélio Almada (Sicoob); a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanela; o vice-coordenador, Moacir Krambeck (Confebras); o primeiro secretário, José Maria (Unicred); o segundo secretário, Fernando Dall’Agnese (Sicredi); e o terceiro secretário, Cledir Magri (Cresol). Participaram também os membros do grupo técnico do Ceco representados pelo coordenador Ênio Meinen (Sicoob), Ivo Bracht (Confebras/centrais não filiadas à confederação)?e Clairton Walter (Sicredi), além de técnicos e especialistas do Sistema OCB. 

Na quarta-feira (27), durante sessão Plenária do Ceco, o cargo de coordenador do Conselho foi transferido de Marco Aurélio Almada para Moacir Krambeck. O mandato é de dois anos. 


GT-Confederativo do e-Social debate avanços na implementação do programa 

Na quarta-feira (27), o Grupo de Trabalho Confederativo do e-Social realizou sua 49ª reunião, em formato virtual.  O grupo formado por representantes do Sistema OCB, dos ministérios do Trabalho e Previdência, da Economia e da Caixa Econômica Federal e outras entidades do setor econômico debateu a continuidade da implementação do programa. O Sistema OCB defendeu os interesses do setor econômico cooperativista. 

Foram abordados temas como a prorrogação de eventos periódicos dos órgãos públicos e a substituição do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) para a Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte.  

O FGTS Digital, a substituição da guia do seguro-desemprego e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para o terceiro grupo do Programa (empregadores e contribuintes pessoas físicas optantes do Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos), bem como funcionará o novo Benefício Emergencial instituído pela Medida Provisória 1.109/22 também foram discutidos durante a reunião.  


Oficina de Multiplicadores realiza encontro virtual sobre Cidadania e Participação 

A Oficina de Multiplicadores do Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro, do Sistema OCB, realizou seu primeiro encontro com os representantes das unidades estaduais e os representantes dos conselhos de Jovens e Mulheres. A primeira reunião – de um total de seis - nesta sexta-feira (29), tratou dos temas Cidadania e Participação. 

O objetivo do projeto é fortalecer as lideranças e agentes de transformação do cooperativismo para impulsionar a participação e representação política do coop. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância da promoção destes debates. 

"O apoio dos deputados e senadores que levantam a bandeira do cooperativismo no Congresso tem sido uma tônica não só em períodos eleitorais, mas durante todo o mandato Legislativo. É uma via de mão dupla. Enquanto a Frencoop atua junto com o Sistema OCB por um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do cooperativismo, nós atuamos como base de apoio, de informações técnicas e com o respaldo da opinião de milhões de brasileiros", destacou Márcio. 


GT de Relações Institucionais do Sistema OCB discute propostas para presidenciáveis

Com representantes de todas as regiões do Brasil, o GT de Relações Institucionais do Sistema OCB realizou, nesta quinta-feira (28), sua primeira reunião presencial desde a sua criação, em 2021.

O objetivo do encontro foi debater a elaboração do “Propostas para um Brasil Mais cooperativo”, documento norteador das contribuições do movimento cooperativista para a construção das plataformas de governo dos principais candidatos à Presidência da República.

Comemoração – O evento também marcou a comemoração de 1 ano do GT de Relações Institucionais, criado como forma de potencializar a atuação de representação do movimento cooperativista em todo o país, por meio de atuação cada vez mais sistêmica e profissionalizada.

Para a gerente geral da OCB, Fabíola Nader Motta, a data comemorativa evidencia um sonho antigo do Sistema de ampliar os canais de interlocução e a troca de experiências entre a unidade nacional e as unidades estaduais em seu papel de representação. “Essa é uma via de mão dupla: enquanto conseguimos passar com mais eficiência os resultados da nossa atuação junto aos Três Poderes em nível nacional para a nossa base, o GT tem funcionado como um verdadeiro impulsionador para a mobilização política do nosso movimento”.


Tags

destaques notícias

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop