Carregando...
Brasil e Mundo

Cooperativismo e alimentação sustentável no 60° Congresso da Sober

Sistema OCB participa de debate sobre os desafios para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


09/08/2022 13:31
Compartilhe
Cooperativismo e alimentação sustentável no 60° Congresso da Sober

O coordenador do Ramo Agro do Sistema OCB, João José Prieto, participou nesta segunda-feira (8), do 60° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), em debate sobre cooperativismo e alimentação saudável. O evento será realizado até o dia 11 de agosto em Natal (RN) e tem como tema geral Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios Rumo aos ODS.

Em sua exposição, Prieto explicou como as cooperativas contribuem para os ganhos de escala, maior relevância no mercado e adequação da produção às necessidades e anseios dos consumidores. "O cooperativismo tem essa tarefa de viabilizar economicamente a atividade do associado. Por isso, é um modelo tão diferenciado", afirmou.

O coordenador também destacou os números do cooperativismo agro no Brasil. O ramo conta atualmente com 1,2 mil cooperativas e mais de um milhão de cooperados. É responsável 53,6% da safra nacional de grãos e também se destaca na oferta de assistência técnica. Segundo o IBGE, apenas 20,2% do total de produtores rurais são assessorados. Entre aqueles associados a cooperativas, este número sobe para 63,8%.

"As cooperativas, portanto, são essenciais para o agricultor em todos os elos da cadeia, desde a matéria prima e a originação até a armazenagem, beneficiamento e comercialização. Tudo de uma forma mais sustentável e alinhada aos princípios cooperativistas", complementou Prieto.

A discussão fez parte do painel Sistemas agroalimentares: instituições, cooperativismo e ações para uma alimentação saudável e sustentável e teve como pano de fundo o ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, em que os diferentes atores se comprometem com o alcance da segurança alimentar, a melhoria da nutrição e a promoção da agricultura sustentável.

Além de Prieto, também participaram do debate Cecília Diaz Mendez, da Universidade de Oviedo na Espanha, e Mauro Moura Muzell Faria, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A mediação ficou por conta da professora Janaína Balk Brandão, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sober:  A 60ª edição do evento é sediada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com painéis nacionais e internacionais, grupos de trabalho para apresentações de trabalhos científicos, sessões organizadas para apresentação de projetos de pesquisa, reuniões de grupos de estudo e visitas técnicas.

Para saber mais sobre o evento, acesse https://www.even3.com.br/sober2022

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop