Na última semana, o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES Vinícius Schiavo participou de um videocast que foi ao ar no canal Sustentabilidade Brasil, no YouTube. A entrevista tratou da importância da sustentabilidade dentro do agronegócio e das ações sustentáveis desenvolvidas pelas cooperativas capixabas.
A entrevistadora Fernanda Zandonadi abordou o destaque que as cooperativas agropecuárias vêm recebendo nos últimos anos e a importância desta cadeia econômica para o Espírito Santo. Zandonadi ainda lembrou da alta dos preços de produtos como o café. Em resposta, o analista Vinícius Schiavo explicou fatores que influenciam o valor da saca do café, como tensões internacionais e desastres naturais, que contribuem para que o Brasil seja favorecido.
Recentemente entrou em voga uma atualização das tarifas cobradas pelos Estados Unidos (EUA), causando impacto nas exportações. A taxa de 10%, um valor considerado baixo em comparação às especulações, tende a favorecer a abertura do mercado americano para os produtos brasileiros. Diferente do mercado europeu, o mercado dos EUA ainda é restrito e pouco acessado por diferentes culturas, para além do café brasileiro. Schiavo relembrou que o país é o maior consumidor de café do mundo, seguido pelo Brasil.
Para quem está inserido nesse mercado, investir na sustentabilidade é essencial. O analista do Sistema OCB/ES citou cases e boas práticas de cooperativas capixabas.
Um deles é resultado da intercooperação entre a Cooabriel, a Ciclos e o Sicoob. As três coops se uniram em 2023 para a construção de uma usina fotovoltaica, que funciona como um dos maiores complexos verdes do Espírito Santo, em São Gabriel da Palha. A geração de energia limpa para os cooperados e a economia financeira são alguns benefícios que o projeto oferece.
Outro projeto inovador é o Café Produtor de Água, um programa desenvolvido pelo Conselho Nacional do Café (CNC) desde 2019 e que, após bons resultados em Minas Gerais, foi ofertado e acatado pelas cooperativas capixabas Sicoob, Cooabriel, Nater Coop e Cafesul em 2024. O projeto baseia-se na preservação dos recursos naturais das propriedades de cooperados, que são pagos pela água preservada. Apesar da adesão de algumas coops, o projeto tem uma duração de 5 anos e ainda está em desenvolvimento, caminhando lado a lado ao projeto Reflorestar, do governo do Estado do Espírito Santo.
Em complemento, o entrevistado mencionou os reconhecimentos que a cafeicultura capixaba recebeu no último ano. “Dos 10 melhores cafés do Brasil, sete são capixabas. Sobre o café conilon, quatro dos cinco melhores são de cooperados da Cafesul”, afirmou Vinícius.
Outros produtos, como mamão, pimenta-do-reino e gengibre, também entraram em pauta devido ao seu destaque nas exportações para o Brasil e o mundo. Por conta disso, as cooperativas são incentivadas a variar suas culturas. Assim, elas aumentam seu faturamento e passam a não depender de apenas um produto durante todo o ano, diminuindo o impacto que secas e baixas nos preços podem causar.
Confira o bate-papo na íntegra:
Tags
sistema ocbes estamos na mídiaFonte: Sistema OCB/ES