Carregando...
Brasil e Mundo

Coops brasileiras e italianas trocam conhecimentos sobre transporte e consumo

Missão Internacional continua em Israel até o final da semana


16/11/2022 13:58
Compartilhe
Foto: Sistema OCB

O protagonismo nos ramos Transporte e  Consumo do cooperativismo italiano motivou dirigentes brasileiros a realizarem missão internacional para conhecer melhor como se desenvolveu os modelos destes segmentos no país europeu. Nesta semana, em Roma, o Sistema OCB acompanhou 25 dirigentes do Ramo Transporte, que conferiram as oportunidades e soluções em mobilidade; e 11 do Ramo Consumo, que, além da visita às cooperativas sociais, participaram também da feira Ecomondo. Os dois grupos conheceram a sede da Aliança Cooperativa Italiana que, similar ao Sistema OCB, congrega três confederações cooperativas: do agro; social e cultural.

“A visita foi muito positiva, o cooperativismo brasileiro e o italiano têm boa relação há tempos. Esta missão foi importante para trocarmos conhecimentos e soluções, em especial, para o coop de transporte e no segmento de reciclagem. Em novembro, já agendamos uma reunião virtual para discutir as oportunidades de complementação de serviços das cooperativas de transporte do Brasil e da Itália”, informou o coordenador de Relações Internacionais, João Martins.

ANFITRIÕES

Os brasileiros foram recepcionados no Palácio do Cooperativismo, como é chamada a sede da Aliança Cooperativa Italiana, pelo diretor da Federação Nacional de Trabalho e Serviços da Confederação Italiana de Cooperativas, Antonio Ambrosio; pela responsável por Assuntos Legislativos da Associação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Serviços, Chiara Rinaldi; pelo responsável pelo Programa Nacional de Jovens Empreendedores Cooperativistas, Matteo Bettoli; pelo presidente da cooperativa de transporte SACA, de Bologna, Passini; e pela chefe do Departamento de Relações Internacionais da Aliança Cooperativa Italiana, Danila Curcio.

ALIANÇA ITALIANA

A Aliança Cooperativa Italiana congrega as três confederações principais do país. A Organização das Cooperativas Rurais abarca pequenos produtores agrícolas e grandes produtores industriais. Já a LigaCoop, representa as chamadas cooperativas sociais, formadas por trabalhadores que prestam serviços ao governo italiano para formação de políticas públicas de amparo para pessoas em situação de vulnerabilidade, com atendimento em asilos, orfanatos e até mesmo com habitação para imigrantes até sua regularização no país. A Associação Geral de Cooperativas da Itália (AGCI), por sua vez, presta serviços ao governo no setor cultural, com a organização e amanutenção de parques e cidades históricas e turísticas.

O COOP ITALIANO

Considerado um dos movimentos mais avançados do mundo, o coop italiano tem participação significativa na economia do país. As cooperativas agroindustriais, por exemplo, exportam, anualmente, € 6 bilhões em produtos agrícolas de alto valor agregado como vinhos diferenciados e certificados; alimentos frescos para toda a União Europeia, Norte da África e outras regiões. Entre as curiosidades, o Ramo Consumo é responsável pela maior rede de supermercados do país.

ISRAEL

Os dirigentes do Ramo Transporte seguiram para Israel para conhecer com mais profundidade as soluções de mobilidade inteligente com a utilização de aplicativos e organização da cadeia logística para o transporte de passageiros e cargas.

 

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop