Carregando...
Espírito Santo

Cooptures prepara calendário de atividades para 2025

Eventos que promovam o turismo e cursos que qualificam mão de obra do setor fazem parte da programação da recém-criada Cooperativa de Turismo e Eventos do Espírito Santo


29/11/2024 12:05
Compartilhe
Sede da OCB/ES, de onde surgiu a ideia para criar a cooperativa no segmento de organização do setor de turismo, de negócios e de eventos. Foto: Divulgação Sistema OCB/ES

Composta por 20 cooperados e com a diretoria já atuando, a recém-criada Cooperativa de Turismo e Eventos do Espírito Santo (Cooptures) está finalizando o calendário de atividades para 2025.

Focada na realização de eventos que promovam o turismo no Estado e também na gestão, com oferta de capacitação e qualificação de mão de obra para o setor, a cooperativa promete projetos audaciosos, com investimentos de peso.

“A ideia de criação da cooperativa surgiu por parte da OCB/ES, que percebeu uma oportunidade no segmento de organização do setor de turismo, de negócios e de eventos. Tínhamos uma necessidade de aglutinar pessoas para desenvolver o turismo no Espírito Santo. A constituição de uma cooperativa se mostrou a alternativa ideal para atingirmos essa finalidade”, disse o presidente da Cooptures, João Alfonso Silva, quando a cooperativa foi formalizada.

A atuação da nova cooperativa irá abarcar todo o segmento de turismo, que conta com mais de 50 atividades econômicas empresariais. As ações da Cooptures abarcarão a elaboração de projetos, gestão e realização de eventos; consultorias e cursos sobre o segmento turístico; desenvolvimento de tecnologias e pesquisas para o desenvolvimento do turismo; e gestão de espaço para ações de turismo.

A iniciativa é pioneira no estado, e Alfonso Silva ressalta que a proposta é ampla e vai muito além de uma agência de viagens. “O Espírito Santo passa por uma mudança de comportamento nos últimos dois anos. As entidades que sempre trabalharam em prol do turismo agora estão em sinergia. A Cooptures vem para reunir todas essas propostas e viabilizá-las comercialmente. Nossa proposta é mudar a forma de pensar o turismo no Espírito Santo. Queremos estruturar todo o setor, ser um órgão transformador”, afirma.

Modelo

Para a constituição da Cooptures, o grupo de empresários contou com o apoio do Sistema OCB/ES, entidade que representa e defende os interesses do movimento cooperativista no estado. Por intermédio da instituição, o coordenador da iniciativa participou de um intercâmbio de experiências no Paraná.

Cooptures

  • Presidente: João Alfonso Silva
  • Diretor-executivo: Paulo Renato Fonseca Junior
  • Diretoria: Raimundo Nonato, José Olavo Médici, Leonardo Menezes

Tags

coop es cooptures

Fonte: ES Brasil

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop