Carregando...
Espírito Santo

Cretovale faz doação de cadeira de rodas para asilo dos idosos de Vitória

Cooperativa já doou outras três cadeiras para entidades sociais e pessoas carentes por meio do Projeto Lacre do Bem


29/09/2022 15:22 - Por Síntia Ott
Compartilhe


O cooperativismo é um modelo de negócio movido por um conjunto de princípios. A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores da Vale (Cretovale) está sempre alinhada a eles, especialmente ao sétimo, chamado Interesse pela Comunidade. A parceria da cooperativa com o Projeto Lacre do Bem mostra o esforço que realiza para promover o bem-estar e tornar a sociedade mais justa.

Na última semana, a cooperativa concluiu a doação da quarta cadeira de rodas desde que começou a participar ativamente do projeto. A cadeira foi doada para o Asilo dos Idosos de Vitória. A superintendente do asilo, Carla Andréia Gomide, informou que a instituição abriga 72 idosos entre 60 e 99 anos. “A maioria dos nossos idosos têm dificuldade para andar, ou seja, 70% deles”, afirmou a superintendente.

Gomide acrescentou, ainda, a satisfação pelo fato de o asilo ter recebido a doação da cooperativa. “Foi muito gratificante sermos lembrados pela Cretovale, ao nos doar essa cadeira”, pontuou a liderança. A cooperativa incentiva continuamente os seus cooperados a coletarem lacres de latinhas de alumínio, que posteriormente são direcionados ao Projeto Lacre do Bem e revertidos em cadeiras para doação.

Em dezembro de 2021 foi doada a terceira cadeira. Quem a recebeu foi o jovem Thiago de Jesus Almeida, que faz um curso técnico de mecânica no Ifes. A cadeira tem facilitado a locomoção do estudante até o campus.  Histórias como essa mostram a importância de contribuir com projetos que se dedicam à inclusão social de Pessoas com Deficiência (PcD), e evidenciam o compromisso do cooperativismo com as comunidades.

 

PROJETO LACRE DO BEM

O projeto Lacre do Bem surgiu em 2013 a partir da iniciativa de Júlia Macedo que, na época, tinha apenas 13 anos. O objetivo do projeto é promover a reciclagem de lacres e a inclusão de PCDs nos diversos setores da sociedade. Dessa forma, os principais valores que guiam a associação são a inclusão social e a educação ambiental.

Para que uma cadeira de rodas seja adquirida são necessários 105 kg de lacres, o que equivalente a aproximadamente 352.800 lacres ou 140 garrafas pets de 2L cheias de lacres. Após a coleta, o material é vendido para a indústria de reciclagem e, com o dinheiro arrecadado, ocorre a compra de cadeiras de roda, que são doadas para pessoas carentes e entidades sociais.

O Lacre do Bem colabora para o cumprimento de quatro metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), sendo elas: erradicação da pobreza; boa saúde e bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis; e consumo e produção responsáveis.

 

IMPORTÂNCIA DE AÇÕES CONTÍNUAS

Desde 2014, as cooperativas brasileiras realizam ações ligadas ao Dia de Cooperar, ou Dia C, que é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. Todavia, existem ações sociais contínuas que são promovidas durante todo o ano. A parceria da Cretovale com o Lacre do Bem é um exemplo.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, parabenizou a Cretovale e todos os seus cooperados pelo engajamento na ação. “Isso é o cooperativismo na prática, um modelo de negócio alinhado com as práticas ESG e que se preocupa com o meio- ambiente e com pautas sociais. Sem dúvidas, é uma bela ação da cooperativa”, afirmou a liderança.


Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop