Carregando...
Espírito Santo

Dia de cooperar já tem data marcada para acontecer em São Gabriel do Palha neste ano

O tema da edição será “Atitudes simples mudam o mundo” e será desenvolvido pelas cooperativas Coopcam, Cooabriel, Coopesg e Sicoob Norte/ES com apoio do Sistema OCB/ES


22/06/2022 14:26
Compartilhe


Cuidar das pessoas, das regiões onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente, realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. Essa é a proposta do Dia de Cooperar (Dia C), algo que começou em Minas Gerais, pelo Sistema OCEMG em 2009, que cresceu, frutificou, e hoje acontece de norte a sul do país. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela comunidade”, em prol de transformações sociais.

Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples mudam o mundo”. O objetivo é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias. Dessa forma o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.

A participação de mais de mil cooperativas, distribuídas em todos os estados do Brasil, faz do Dia de Cooperar o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro e, por hora, sem paralelo no mundo. Não por acaso, outros países vêm demonstrando interesse em aderir à proposta.

DIA C EM SÃO GABRIEL DA PALHA

Na cidade, o Dia C teve início em 2014 e desde então vem tomando força. Segundo informações, em 2014 e 2015 o Dia de Cooperar foi celebrado na praça Aurélio Bastianello, no centro da cidade. Logo depois diversas outras comunidades foram beneficiadas pelo dia de Cooperar.

2016 – Comunidade Castelan

2017 – Comunidade General Rondon

2018 – Comunidade do Santa Helena Vila Fartura

2019 – Comunidade Lovo/ Vila Fartura

2020 – Pandemia (só houve ações de arrecadações de alimentos)

2021 – Pandemia (só houve ações de arrecadações de alimentos)

Em 2022 o Dia de Cooperar será celebrado na Comunidade do Bairro João Colombi (Asa Branca). Neste ano e de acordo com o Calendário Estadual do Cooperativismo, o Dia de Cooperar será comemorado dia 2 de julho, porém em São Gabriel do Palha será celebrado no dia 3 de julho e será promovido pelas cooperativas Coopcam, Cooabriel, Coopesg e Sicoob Norte/ES com apoio do Sistema OCB/ES.

Na oportunidade, as quatro cooperativas em conjunto, desenvolverão uma Ação de Intercooperação abraçando o “Projeto Corrente da Esperança”. O dia será celebrado com muitas atividades bacanas, ações de entretenimento, diversão, alguns cuidados prévios com a saúde e bem-estar.

Fonte: ES1.com.br

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop