Carregando...
Espírito Santo

Encontro estadual da Rede de Multiplicadores do Cooperativismo debate a importância da representação política

Os participantes se reuniram na sede do Sistema OCB/ES para conhecer os resultados do projeto neste ano e as ações previstas para 2025


29/11/2024 10:23 - Por Larissa Cors
Compartilhe
Foto: Sistema OCB/ES

Na manhã da última quarta-feira, 27 de novembro, representantes de 16 cooperativas capixabas estiveram na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, para participar do Encontro Estadual dos Multiplicadores do Cooperativismo. As coops puderam dialogar sobre educação e representação política, além de alinhar os próximos passos da Rede de Multiplicadores do Cooperativismo, uma iniciativa do Sistema OCB que capacita e conscientiza representantes do coop brasileiro a serem defensores das pautas e pleitos do modelo de negócio.

O projeto ainda promove a conscientização e a capacitação de cooperados e colaboradores, a fim de que entendam a importância da representatividade do cooperativismo junto ao poder público, especialmente em contextos eleitorais. Além disso, a iniciativa estimula a efetividade da representação política do modelo econômico, divulgando o movimento para que políticos trabalhem em sua defesa e fortaleçam a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Os 33 participantes foram recebidos com um café da manhã especial e, em seguida, assistiram a uma apresentação sobre o Programa de Educação Política, também coordenado pelo Sistema OCB. A introdução contou com um vídeo de boas-vindas da gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, que reforçou a importância do aprendizado e apoio no meio político. De acordo com a gerente, uma legislação adequada ao cooperativismo é essencial para a garantia de um ambiente normativo favorável ao desenvolvimento e ao reconhecimento desse modelo de negócio.

O público também pôde conhecer a retrospectiva dos encontros e resultados da Rede de Multiplicadores do Cooperativismo neste ano. No Brasil, mais de 180 eventos foram realizados, 15 leis municipais foram assinadas e houve 7 mil acessos à trilha de cursos sobre Relações Governamentais na plataforma CapacitaCoop.

No Espírito Santo, as ações foram capitaneadas pela equipe de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES. Com base nos desafios encontrados em 2024, a equipe da organização estadual divulgou o plano de ações do projeto para 2025, incluindo a atualização da trilha de cursos da CapacitaCoop e o aumento da participação das cooperativas capixabas nos conselhos municipais.

Estiveram no encontro representantes das cooperativas Cacal, Cooabriel, Coocafé, Cooper-Rural, Coopesg, Coopram, Coopsi, Cooteva, Coopcam, Selita, Sicoob Espírito Santo, Sicredi e Unimed.


Fotos



Tags

sistema ocbes rede de multiplicadores do cooperativismo

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop