Tratamentos da diabete realizados pela Cooperativa dos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares do Espírito Santo (Coopangio) se tornaram referência internacional. O presidente da cooperativa e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Vascular do Conselho Federal de Medicina, Dr. Eliud Garcia Junior, esteve em Nova Iorque, no dia 21 de novembro, para apresentar estudos e técnicas aplicadas no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas.
O médico foi convidado para apresentar os resultados do atendimento a 400 pacientes diabéticos por cerca de três anos no hospital público. Uma das técnicas inovadoras consiste no uso de um dispositivo que reduz a população de bactérias com resistência a antibióticos em feridas causadas pela doença, que em outro caso só seria possível tratar com medicamentos de custo elevado.
“Conseguimos reverter a situação de pacientes com indicação de amputação em prontuário. Isso dá vida a essas pessoas, pois amputação, infarto e mortalidade estão muito relacionados. Se você evita a mutilação, consegue dar sobrevida e preservar a atividade de órgãos vitais como os rins e o coração”, explica Dr. Eliud Garcia, que também já apresentou o case em Goiânia e viajará para continuar a divulgação na China, Alemanha e Itália.
Devido aos resultados positivos, o Espírito Santo se tornou exemplo em cuidados intensivos de feridas complexas do pé diabético na América Latina, o que tem atraído profissionais de todo o Brasil para o estado. “Em termos de pé diabético, hoje não temos no país um serviço tão qualificado e com alta complexidade como no Hospital Estadual São Lucas”, afirma Garcia.
A Coopangio conta com uma equipe de cerca de 40 cirurgiões vasculares no hospital São Lucas, que participam de cursos para aprimorarem seus conhecimentos. Ao todo, a cooperativa possui 125 profissionais cooperados. Em 2026, ela pretende dar continuidade aos trabalhos já reconhecidos e investir tratamentos e tecnologias de hemodinâmica.
Quer saber mais? Confira a reportagem do Mundo Cooperativo, da TV Sim/SBT, que explica o case de sucesso:
Tags
sistema ocbes coopangio estamos na mídiaFonte: Sistema OCB/ES