Carregando...
Espírito Santo

Espírito Santo se destaca no uso da plataforma CapacitaCoop

Sistema OCB/ES está entre as três Unidades Estaduais com maior número de matrículas concluídas no ambiente virtual de aprendizagem


04/01/2023 18:16 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

O conhecimento é a chave para a inovação e o aprimoramento de processos, e em 2022 os cooperativistas capixabas foram destaque na busca de aprendizado. Isso porque, de acordo com um ofício divulgado pelo Sistema OCB, a Unidade Estadual do Espírito Santo ficou na terceira posição do ranking de unidades com maior número de alunos com matrículas concluídas na plataforma de aprendizagem CapacitaCoop. A organização ficou atrás apenas dos estados do Paraná e de Minas Gerais.

O ofício circular 252/2022, intitulado “Retrospectiva e balanço da Capacitacoop - 2022”, foi divulgado no último dia 15 de dezembro. O documento compila as principais informações acerca do uso da plataforma durante o ano, como o número de cursos e trilhas disponibilizados, número de usuários cadastrados, certificados gerados, entre outros.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, recebeu a informação com surpresa e alegria. “Essa posição é muito significativa. É por meio do conhecimento que evoluímos. É muito bom saber que os colegas cooperativistas aqui do estado estão utilizando essa plataforma e buscando se aprimorar, o que engrandece o cooperativismo capixaba,” afirmou a liderança.

Carlos André destacou, ainda, que o Sistema OCB/ES incentiva continuamente que as cooperativas realizem cursos e aproveitem todos os benefícios e oportunidades oferecidos pelo Sistema OCB e suas Unidades Estaduais.

“Todos os meses, a equipe de Formação Profissional do Sistema OCB/ES divulga a agenda de cursos e eventos promovidos pela organização para as suas cooperativas. Em complemento, a equipe indica capacitações e trilhas da plataforma CapacitaCoop”, pontuou Carlos André.

 

COLABORADORES ELOGIAM A PLATAFORMA

Durante o último ano, muitas pessoas concluíram cursos na CapacitaCoop. Uma delas foi o assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES Victor Lima. A organização incentiva os seus colaboradores a se capacitarem pela plataforma. O Grupo Aberto Multidisciplinar para a Inovação (Gami), por exemplo, formado por profissionais de diferentes setores da Unidade Estadual, preparou uma trilha de inovação com a indicação de quatro cursos da plataforma para os colaboradores.

Victor Lima concluiu a trilha e gostou da seleção de cursos. “As capacitações escolhidas foram muito leves, e o fato de a plataforma ser muito intuitiva contribuiu para que a minha experiência fosse ainda mais positiva”, afirmou o assessor.

De acordo com o colaborador, um dos diferenciais do ambiente virtual é que ele permite customizar a rotina de estudos. “A plataforma possibilita que você faça as capacitações no seu próprio tempo, podendo pausar e voltar a assistir os módulos em outro momento. Assim você consegue finalizar cada curso com calma, sem perda alguma”, disse.

Além da trilha do Gami, Lima também fez capacitações voltadas para a área de contabilidade e relacionadas ao Ramo Crédito na CapacitaCoop.

Flávia Rodrigues, gerente de agência do Sicoob ES no município de de Itapemirim, também ressaltou pontos positivos do ambiente virtual. Ela conheceu a plataforma pela sua cooperativa, que está a todo momento incentivando os seus colaboradores a realizarem cursos no ambiente de aprendizagem. Segundo Rodrigues, a plataforma permite o ganho de conhecimento sem custo, com conteúdos que podem ser acessados com a facilidade, em qualquer lugar e horário.

A gerente afirmou que já concluiu dois cursos dentro da plataforma, o de Mentalidade Ágil e Gestão de Mudança. "O curso que eu mais gostei  de fazer dentro da CapacitaCoop foi Gestão de Mudança porque, como gestora, preciso sempre me reiventar para manter a equipe motivada, e nem sempre todos estão abertos às transformações. Esse curso me ajudou a lidar com os processos de mudança que ocorrem diariamente no ambiente de trabalho", relatou Rodrigues.

 

SOBRE A CAPACITACOOP

O CapacitaCoop é um ambiente virtual de aprendizagem gratuito para as cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema OCB. A plataforma foi lançada pela Unidade Nacional em abril de 2020. O objetivo é disponibilizar ferramentas de aprendizagem a distância para cooperados, colaboradores e dirigentes de coops de todo o Brasil, além de representantes das Unidades Estaduais.

CLIQUE AQUI e acesse.

Atualmente, a plataforma possui 103 cursos. O catálogo de capacitações disponíveis é variado, com temas que atendem aos interesses de diversos perfis de alunos. Há desde capacitações básicas sobre o modelo de negócio até cursos avançados para gestores. Também estão disponíveis trilhas compostas por diferentes cursos que se complementam.

Desde a sua criação, a plataforma tem se aprimorado e alcançado bons resultados. No mês de julho de 2022, ela passou por uma melhoria em sua interface, adotando ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além de uma nova interface com design mais moderno e intuitivo. Todas as melhorias foram feitas para potencializar e tornar a experiência do usuário mais leve e dinâmica.

A contar do momento de seu lançamento, em 2020, foram mais de 22.540 certificados gerados e 2.934 cooperativas atendidas em todo o Brasil.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop