Carregando...
Espírito Santo

Estudantes de Contabilidade da Ufes visitam a sede do Sistema OCB/ES

Os alunos puderam conhecer mais o cooperativismo e entender como é feita a contabilidade na área


06/07/2022 17:11 - Por Emilly Rocha
Compartilhe


Na tarde da última terça-feira (5/7), estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) visitaram a sede do Sistema OCB/ES com o intuito de conhecerem o cooperativismo e, mais especificamente, a contabilidade feita para as cooperativas.  A visita faz parte das atividades previstas na disciplina optativa “Contabilidade das entidades cooperativas”, ministrada pela docente Julyana Goldner Nunes.

Os discentes puderam entender mais sobre o modelo de negócio cooperativista, compreender como ocorre a contabilidade da área e tomar conhecimento dos números crescentes do cooperativismo no Espírito Santo. Os assessores contábeis do Sistema OCB/ES Elizabeth Barcelos, Raquel Veiga e Victor Henrique Lima ministraram uma palestra apresentando dados e compartilhando suas próprias experiências práticas na área contábil.

Segundo a professora Julyana Goldner, a ideia da visita surgiu ao sentir falta de um contato direto com a prática da contabilidade no cooperativismo e foi facilitada pelo fato de uma das alunas da disciplina, Emilay Silva, ser estagiária do Sistema OCB/ES. Goldner acrescentou que, após a fala dos assessores contábeis do Sistema, compreendeu a importância das cooperativas na sociedade. “A essência do cooperativismo ficou mais clara. Entendi que a importância das cooperativas na sociedade vai além de só vender, comprar e ter resultado positivo”, destaca a professora.


A disciplina em questão voltou a ser ofertada neste semestre, após ficar ausente por um longo período da grade curricular do curso de Ciências Contábeis da Ufes. Paulo Henrique Neris de Oliveira, estudante do oitavo período de contabilidade, disse que tinha um conhecimento muito raso sobre o cooperativismo e salientou que a visita foi muito produtiva, uma vez que todas as suas dúvidas foram esclarecidas. Segundo ele, a decisão de cursar a disciplina partiu da vontade de adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre o modelo de negócio cooperativista.

Ao todo, 15 pessoas estiveram presentes na visita à Casa do Cooperativismo Capixaba e, como forma de agradecimento pelo interesse acerca do cooperativismo, o Sistema OCB/ES presenteou os estudantes e a professora com um kit contendo brindes institucionais.


Tags

cooperativismo contabilidade visita ufes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop