A Unimed Sul Capixaba concluiu a Campanha Saúde em Dia, um marco no calendário da cooperativa que mobilizou a comunidade e clientes em ações de prevenção, cuidado e educação para a saúde. Com o Futebol Saúde, no dia 23/11, a campanha encerrou suas atividades promovendo esporte, integração e conscientização sobre a saúde do homem.
O evento reuniu 80 participantes em uma celebração que destacou a importância da prevenção ao câncer de próstata. Nas redes sociais, a campanha abordou a saúde masculina com orientações e vídeos educativos do médico hematologista da cooperativa, Claudio Vinicius Brito.
Além das atividades direcionadas à comunidade, a campanha incluiu mais de 70 ações de educação em saúde em empresas clientes da Unimed Sul Capixaba, reforçando seu papel de promoção à saúde em diferentes frentes.
Adriana Sarzedas, gestora de Promoção de Saúde da cooperativa, destacou o impacto das iniciativas. “O Saúde em Dia reforça nosso propósito de transformar vidas por meio da saúde. Encerrá-lo com o Futebol Saúde demonstra como integrar esporte, prevenção e cuidado pode trazer benefícios duradouros à comunidade”.
O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber Prado Costa, comemorou os resultados. “Promover saúde é nosso compromisso. O Saúde em Dia mostrou que, ao longo desses meses, conseguimos unir informação, conscientização e cuidado em um ciclo de ações que transformaram vidas. Encerrar com o Futebol Saúde foi a celebração perfeita desse trabalho coletivo”.
Confira as ações
O mês de setembro trouxe o evento Afetivamente, realizado na Praça Jerônimo Monteiro, que ofereceu arteterapia, música e exercícios de consciência corporal para mais de 150 pessoas, em parceria com iniciativas como o CAPS, o Projeto Mova-se e o Projeto Casa Verde. Além disso, a Ação Itinerante percorreu as unidades da Unimed Sul Capixaba abordando a temática da resiliência, alcançando mais de 800 colaboradores, cooperados e terceirizados. Também foram realizadas postagens nas redes sociais com informações sobre a prevenção do câncer de intestino.
Entre as ações de outubro, o evento Criança em Ação abordou de forma lúdica a obesidade infantil, reunindo cerca de 380 crianças. Além disso, uma roda de conversa com especialistas discutiu o envelhecimento e sua aceitação, com a presença de mais de 50 idosos. No contexto do Outubro Rosa, pacientes da oncologia discutiram durante o evento a procrastinação no cuidado da saúde. Durante todo o mês foi realizada campanha de doação de lenços e divulgados conteúdos voltados à saúde da mulher.