Carregando...
Espírito Santo

Herdeiros do Campo: programa desenvolvido no PR formou primeira turma no Espírito Santo, com cooperados da Cooabriel

O programa foi criado pelo Sistema FAEP / SENAR-AR/PR e aborda a sucessão familiar


30/05/2023 13:23
Compartilhe
Foto: reprodução/Cooabriel

Em evento celebrativo, com data no último dia 20, foi realizada a formatura da primeira turma do Programa Herdeiros do Campo no Espírito Santo. O programa, que aborda a sucessão familiar dentro das propriedades rurais, foi criado pelo Sistema FAEP / SENAR-AR/PR (Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná e Senar da região), e contou com a formação de nove famílias no Espírito Santo.  

O projeto piloto do programa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-AR/ES) e a Federação de Agricultura e Pecuária do ES (FAES), em parceria com o Sindicato Rural de São Gabriel da Palha, Sistema OCB/ES (Organização das Cooperativas Brasileiras) e a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que tem sede em São Gabriel da Palha, cidade onde também foi ministrado o curso.    

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, afirmou que essa parceria para trazer esse programa para o estado já apresenta um saldo positivo.

“Nosso intuito é orientar os nossos jovens e diminuir essa evasão da zona rural. O curso desmistifica a intenção de tirar a propriedade dos pais e imediatamente passar para os filhos. É um projeto pioneiro que estamos trazendo para o Estado, mas estamos certos de que tem qualidade e pode contribuir para tornar o processo sucessório mais transparente e consciente, integrando às famílias”, explicou. 

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou que a sucessão familiar é um tema importante e sobre os quais ainda há tabus a serem superados. “Quando se fala em sucessão familiar, ainda há alguns paradigmas a serem rompidos, contudo essa preparação torna-se vital para as famílias rurais. Quando o processo sucessório é planejado e estruturado, os resultados tornam-se significativamente diferentes.  Cabe ressaltar que o processo de sucessão se dá, em especial, através da troca de informações e da preparação intelectual do sucessor, para que assim seja possível dar plena continuidade às atividades dentro da propriedade e à manutenção do patrimônio construído”, afirmou. 

Um dos professores desta primeira turma, que é instrutor do Senar-PR, Luiz Antônio Tiradentes, reafirmou que a sucessão familiar é um processo que deve ser pensado ao longo dos anos, como uma ‘passagem de bastão’.

Segundo ele, “o processo sucessório bem planejado protege a empresa rural e prepara o sucessor. Por isso, a discussão desse tema torna-se tão importante.”  

Participante do curso, o jovem Nauan Boldt de Sousa afirma que a experiência motivou o diálogo dentro de sua família. “Foi importante trazer o tema à tona, para que tivéssemos o entendimento de que não se trata de passar uma herança, mas fazer o processo sucessório em diversos aspectos, incluindo não apenas bens materiais, mas também a transmissão de sentimentos e conhecimentos”. Na visão de Jussélio Ferreira de Sousa, pai de Nauan, foi realmente importante dialogar sobre o processo sucessório. “Entendemos nossos pontos fracos e fortes e compreendemos o quanto é importante trabalhar em família, como parceiros. Apesar de não ser um assunto simples, o aprendizado foi muito proveitoso”. 

A metodologia do Programa Herdeiros do Campo traz como pré-requisito a participação de, pelo menos, duas gerações de uma mesma família. A cooperada da Cooabriel, Marilsa Wil Verneki, concluiu o curso ao lado do neto Luis Mateus Verneki Lima e confessou estar emocionada. “Foi maravilhoso poder participar desse programa, especialmente por ser a primeira turma do estado. Divido essa felicidade com meu neto. Não imaginávamos como seria essa formação, precisamos superar alguns desafios, mas aprendemos bastante. Aplicar estes aprendizados será muito importante para nossa propriedade”. 

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop