Carregando...
Espírito Santo

Ifes realiza experimento durante a Feira de Agronegócios da Cooabriel

A iniciativa durante a feira é um desdobramento do projeto Conilon Origem Singular, lançado pela Cooabriel em parceria com o Ifes há cerca de um ano


01/08/2022 13:58
Compartilhe


A Feira de Agronegócios da Cooabriel, que no primeiro dia atraiu mais de 3.200 pessoas em São Gabriel da Palha, é também referência em pesquisa. Durante a realização do evento, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) promove um experimento chamado “Beba Café”.

A iniciativa durante a feira é um desdobramento do projeto Conilon Origem Singular, lançado pela Cooabriel em parceria com o Ifes há cerca de um ano.

O projeto tem duração de três anos e foco na melhoria da qualidade e sustentabilidade do café conilon. Objetiva estimular uma nova forma de pensar o processo produtivo, com adaptações de ações tecnológicas em várias etapas na condução da atividade.

Durante a feira de agronegócios, os participantes são convidados a provar diferentes tipos de café. “Estamos aproveitando a feira para aplicar uma parte dos estudos que é um plano de trabalho chamado “Beba Café Conilon – uma Origem Singular”. São realizados diferentes testes de preferência e aceitação com consumidores não treinados, ou seja, servindo cafés consumidos no dia a dia e que ainda não existem no mercado para ver a aceitação do público e percepção em relação às novas tecnologias. Dessa forma, a própria cooperativa vai poder direcionar o lançamento de produtos”, explicou um dos coordenadores do projeto pelo Ifes, o professor Lucas Louzada Pereira

O planejamento inicial era colher 150 questionários durante os três dias, mas no primeiro dia de evento já foram registrados 150 questionários preenchidos. A meta é chegar a 500 entrevistas. O relatório deve ficar pronto em 90 dias.

“Ficamos dois anos afastados de todos os eventos públicos por causa da pandemia. A feira está muito bem organizada. Com o evento, celebramos o novo momento do café conilon”, afirmou Louzada.

De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a experiência prática realizada durante a feira é fundamental para o projeto. “É muito bacana por vivenciamos o que é feito dentro do laboratório. Acreditamos que a experiência é muito interessante porque visa a melhoria do café. Com a degustação temos o feedback do consumidor. Com o relatório que será concluído nos próximos dias teremos os resultados. A nossa expectativa é muito grande e sabemos que trará muitos resultados para o café conilon”, reforçou.

Fonte: Cooabriel

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop