Carregando...
Brasil e Mundo

Infracoop elege novo conselho fiscal e debate oportunidades para o ramo

O uso de recursos do Sescoop para capacitação foi evidenciado para otimizar o setor


01/06/2023 14:09
Compartilhe
Foto: reprodução/Canva

Na última semana, a Confederação das Cooperativas de infraestrutura (Infracoop) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os dirigentes aprovaram as contas do último ano e debateram as oportunidades para 2023. A AGO também elegeu os membros do conselho fiscal. Os titulares são Jairton Nunes Vieira, da Coopernorte (RS); Hugo?Ferraz da Silveira, da Ceripa (SP); e Patrique Alencar Homem, da Ceprag (SC). Para a suplência, Ederson Madruga, da Certaja (RS); Nélio?Antônio Leite, da Cetril (SP); e Iloir de Pauli, da Ceriluz (RS).

As ações promovidas em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os processos de gestão no setor elétrico foram temas tratados durante o encontro. O alto desempenho das coops no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), ano após ano, foi destaque. “O Iasc tem sido uma ferramenta fundamental para auxiliar as cooperativas em seus planejamentos estratégicos para melhorar cada vez mais o atendimento aos consumidores”, disse a engenheira de Energia e analista trainee do Ramo Infraestrutura, Thayná Côrtes Pereira.

Sobre a gestão privada, eles destacaram que é necessário entender como os diferentes agentes do setor elétrico se conectam e conversam entre si. “As cooperativas precisam estar atentas às decisões dos órgãos reguladores para avaliar quais ações impactam seus negócios. Neste sentido, as federações vinculadas ao Sistema OCB podem fazer uso de recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para realizar treinamentos, cursos e qualificações dos dirigentes e seus assessores”, observou Morato sobre o convênio com o serviço.

O grupo tratou ainda sobre Geração Distribuída (GD); perdas de energia na distribuição; compliance?e as cooperativas; adoção de estratégias de cuidado ambiental, respeito social e boa gestão (ESG); e adequações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “As cooperativas do Ramo Infraestrutura já aplicam o ESG antes mesmo do termo estar em evidência e receber este nome. Está no DNA do cooperativismo aliar desenvolvimento socioambiental com produtividade sustentável”, salientou Morato.

Além do presidente e do superintendente da InfraCoop, Jânio Stefanello e José Zordan, participaram os presidentes da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande Do Sul (Fecoergs), Erineo Hennemann; da Coopernorte (RS), Jairton Nunes; o superintendente da Certel (RS), Ilvo Poersch; o conselheiro fiscal da federação, Daniel Sechi; e o contador da confederação, José Hiller.

Representando a Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural no Estado de São Paulo (Fecoresp) estiveram presentes o presidente Danilo Pasin e o presidente e o gerente da Cervam (SP), Henrique Ribaldo e Vitor Delsin. Da federação do Mato Grosso do Sul (Fecoerms) participaram o presidente Jorge Barbosa e o presidente da Cergrand (MS), Itair da Silva. E, da federação do Rio de Janeiro, o presidente e seu assessor, Helon Marins e Juan Lopez.

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop