Carregando...
Brasil e Mundo

Licitações e compras públicas: como as cooperativas podem fazer negócios com o governo

As compras governamentais movimentam a economia e oferecem possibilidades interessantes para os negócios das cooperativas


26/09/2022 14:44
Compartilhe


Fazer negócios com o poder público pode proporcionar ótimas oportunidades para as cooperativas. Esse mercado, um tanto promissor, ainda tem muito espaço para ser preenchido por representantes do cooperativismo.

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado: em 2021 as compras públicas foram de R$ 55,2 bilhões, revela o Portal da Transparência, mantido pela Controladoria Geral da União (CGU). Ao todo, mais de 18 mil contratações ocorreram no período.

Com isso, os governos dos estados, dos municípios e da União são os maiores compradores de produtos e serviços do país. Ou seja: as compras governamentais movimentam a economia e oferecem possibilidades interessantes para os negócios das cooperativas.

Só que vender para o governo é diferente de fechar acordos com clientes privados. Contratos públicos passam por processos distintos a fim de garantir o uso adequado dos recursos. 

Para entender mais a fundo como as compras públicas funcionam e como as cooperativas podem aproveitar essa alternativa para expandir os negócios, leia o artigo completo produzido pelo Conexão Coop.

Fonte: Conexão Coop

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop